> Banco de Dados - História e música na universidade
É preciso cantar e alegrar a cidade: sínteses e dissonância em Carlos Lyra.
Tipo de documento:
Artigo
Autor:
Miliandre Garcia de Souza
Orientador:
-
Local:
Uberlândia
Data:
2003
Publicação - Livros / Artigos
Descritivo:
História e Perspectivas. n° 29-30. p. 283-326. Julho-Dezembro de 2003 e Janeiro-Junho de 2004.
Editora:
UFU
Resumo:
De modo geral, o “manifesto do CPC” é apresentado como síntese da produção artística e intelectual de alguma forma vinculada ao Centro Popular de Cultura (CPC) da união Nacional dos Estudantes (UNE). Isso se deve ao fato de que, sobretudo na década de 80, pesquisadores e críticos, com intenções específicas, não deram oportunidades a outros interlocutores de se manifestarem. Nessa brecha é que se situa Carlos Lyra. Como criador e mediador cultural, o compositor pode ser analisado ao mesmo tempo como síntese e dissonância dos discursos e debates sobre cultura popular, sobre a função social da arte e sobre o engajamento do artista de classe média às causas nacionalistas