> Banco de Dados - História e música na universidade
O campo da MPB e o mercado moderno de música no Brasil: do nacional-popular à segmentação contemporânea
Tipo de documento:
Artigo
Autor:
Rita de Cássia Lahoz Morelli
Orientador:
-
Local:
Uberlândia
Data:
2008
Publicação - Livros / Artigos
Descritivo:
ArtCultura, v. 10, n. 16, Janeiro-Junho de 2008.
Editora:
EDUFU
Palavras-chave:
Décadas de 1970, 1980 e 1990; Música popular brasileira;Produção cultural brasileira; Nacional-popular; Mercado moderno de música no Brasil
Resumo:
Artigo em formato digital:
http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF16/R_Morelli.pdf
O artigo trata das questões interligadas da constituição e desconstituição do campo da música popular brasileira e da implantação de um mercado moderno de música popular no Brasil, com destaque para as décadas de 1970, 1980 e 1990. Sustenta a tese segundo a
qual a música popular brasileira, mesmo após a modernização do mercado, teria permanecido ligada a um conteúdo de origem nacional-popular, dada a permanência de sua relação com o longo processo de construção de uma nação moderna e democrática no País.
Por outro lado, lança a hipótese de que, findo esse processo, o vínculo com esse conteúdo não tenha sido substituído pelo vínculo com o conteúdo internacional-popular conceituado desde muito antes por Renato Ortiz para outros campos da produção cultural brasileira, e sim pela fragmentação pós-moderna.