> Banco de Dados - História e música na universidade

Falas da cidade: conflitos e negociações em torno da identidade cultural no Rio de Janeiro.

Tipo de documento:
Artigo

Autor:
Mônica Pimenta Velloso

Orientador:
-

Local:
Uberlândia

Data:
2005

Publicação - Livros / Artigos

Descritivo:
ArtCultura, v. 7, n. 11, julho-dezembro de 2005.

Editora:
EDUFU

Palavras-chave:
Primeira metade do Século XX; Música na invenção da brasilidade; Cultura urbana carioca; Memórias e entrecruzamento de linguagens; Rio de Janeiro

Resumo:
Artigo em formato digital:
http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF11/ArtCultura%2011_monica.pdf

Ao evidenciar o processo conflituoso que marcou a invenção de uma língua brasileira, este artigo enfoca o Rio de Janeiro como cenário em que se travou tal disputa. Pólo agregador e disseminador de culturas, o Rio foi representado como “cidade síntese” e “laboratório de emoções”, destacando-se a idéia de uma identidade vocálica” que apresentava a pronúncia carioca como definidora de um modo de ser nacional, em contraste com Portugal. Expressando o campo conflituoso da memória, a música foi destacada como um dos elementos fundacionais da brasilidade (rural/urbana). Junto à representação normatizadora do moderno espaço, irromperam linguagens exprimindo aspectos contrastantes da nacionalidade. Nesse debate, em que se intrecruzaram as vertentes do nacional-popular e do urbano-carioca, estiveram envolvidas as vozes mais distintas do meio artístico-intelectual: Antenor Nascentes, Raul Pederneiras, João do Rio, Orestes Barbosa, Monteiro Lobato, Peregrino Júnior, Catulo da Paixão Cearense e Mário de Andrade.