> Banco de Dados - História e música na universidade

Os primeiros historiadores da música popular urbana no Brasil.

Tipo de documento:
Artigo

Autor:
José Geraldo Vinci de Moraes

Orientador:
-

Local:
Uberlândia

Data:
2006

Publicação - Livros / Artigos

Descritivo:
ArtCultura, v. 8, n. 13, julho-dezembro de 2006.

Editora:
EDUFU

Palavras-chave:
Século XIX (fim) - Século XX (início); Música Popular Brasileira; Historiografia; Moderna Música brasileira; Cronistas

Resumo:
Este artigo pretende examinar de modo crítico o conjunto das obras de autores como Vagalume, Alexandre Gonçalves Pinto, Orestes Barbosa, Mariza Lira, Edigar de Alencar, Jota Efegê, Almirante e Lúcio Rangel, integrantes da primeira geração de historiadores da moderna música urbana. Essa geração, nascida na passagem dos séculos XIX e XX, além dos registros da memória e dos eventos culturais, reuniu, organizou, compilou, arquivou e, sobretudo, “inventou uma tradição” na nossa cultura/música popular que permanece viva e é difundida até hoje. Na realidade, eles tornaram-se seus únicos historiadores, pois, na época, tanto para os historiadores de ofício como para os intelectuais preocupados com a preservação e difusão da cultura nacional, a música popular urbana não tinha nenhuma relevância cultural ou social.