> Banco de Dados - História e música na universidade

Orfeu e Orfeu: a música nas favelas de Marcel Camus e de Cacá Diegues.

Tipo de documento:
Artigo

Autor:
Guilherme Maia

Orientador:
-

Local:
Uberlândia

Data:
2005

Publicação - Livros / Artigos

Descritivo:
ArtCultura, v. 7, n. 10, Janeiro-Junho de 2005.

Editora:
EDUFU

Palavras-chave:
Segunda metade século XX; Música no Cinema; Orfeu do Carnaval e Orfeu; Imagem Sonora; Crítica Cinematográfica

Resumo:
Sob a batuta do mercado, a música de um filme pode se tornar um objeto transparente revelador do que existe por trás das câmeras. Quando estratégias promocionais articuladas com a indústria fonográfica se fazem imprimir por demais na película e a parte musical da trilha sonora de um filme é construída com um olho posto no faturamento que a música pode gerar depois, o resultado pode ser um abalo no programa poético do diretor e na coerência da narrativa fílmica. Neste ensaio crítico que faz uma comparação entre os programas musicais de Orfeu do carnaval (Marcel Camus, 1958) e de Orfeu (Ca¬cá Diegues, 1999), é possível observar transformações da imagem sonora “real” da favela cario¬ca na sua transposição para o mundo ficcional. Mais que tributária de demandas de ordem dramatúrgica, essa espécie de “distorção” da imagem sonora é decorrente de forças em ação no campo sociocultural e das estratégias de difusão do filme no mercado.