> Banco de Dados - História e música na universidade
Rádio e música popular nos anos 30
Tipo de documento:
Artigo
Autor:
José Geraldo Vinci de Moraes
Orientador:
-
Local:
São Paulo
Data:
1999
Publicação - Livros / Artigos
Descritivo:
Revista de História. n°. 140. p.75-93. 1° Semestre 1999.
Editora:
Humanitas
Palavras-chave:
Década de 1930; Rádio ; Indústria fonográfica e radiofônica; Indústria fonográfica e radiofônica; São Paulo
Resumo:
Artigo em formato digital:
http://www.usp.br/revistadehistoria/arquivos/RH-140.pdf
A cidade de São Paulo na década de 1930 passou por profundas transformações culturais. As manifestações das culturas populares urbanas presentes na cidade obviamente tiveram papel importante nesta nova realidade histórica. Com relação à música, os elementos próprios do universo urbano-moderno como o rádio, o disco, a relativa profissionalização dos artistas, a lógica dos espetáculos e a imprensa especializada, que despontavam de forma ascendente entre o final dos anos vinte e a década de 1930, foram determinantes na alteração dos modos de produção e difusão da música popular, e por conseqüência, nas formas de sentir, refletir e ver a cidade. Esse quadro de permanente extensão das formas de entretenimento, iniciado na passagem do século, se consolidou na década de 1930, principalmente em razão dessa expansão da indústria fonográfica e, sobretudo, radiofônica e suas derivações imediatas.
\
Fontes:
Memórias, biografias e cronistas
ALMEIDA, Benedicto Pires, Marcelo Tupinambá. “Obra Musical de Fernando Lobo”, São Paulo: Ed. do autor, 1993.
ALMIRANTE. No Tempo de Noel Rosa. Rio de Janeiro: Liv. Francisco Alves, 1963.
AMERICANO Jorge. “São Paulo Atual (1935-1962)”, São Paulo: Melhoramentos, 1963.
ANDRADE, Mário. “A Linguagem Radiofônica”. In: O Empalhador de Passarinho, 2.ed. São Paulo: Livraria Martins Ed., 1965.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade. Lembranças de Velhos. 4.ed. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.
CABRAL, Sérgio. No Tempo de Ari Barroso. Rio de Janeiro: Ed. Lumiar, 1993.
DUARTE, Paulo. Mário de Andrade por ele Mesmo. São Paulo: Ed. Hucitec, 1985.
FAUSTO, Boris. Negócios e Ócios. Histórias da Imigração. São Paulo: Cia. das Letras, 1997. 92 José Geraldo Vinci de Moraes / Revista de História 140 (1999), 75-93
FERRETE, J.L. Capitão Furtado. Viola Caipira ou Sertaneja. Rio de Janeiro: MinC/Funarte, 1985.
GOMES, Bruno. Adoniran. Um Sambista Diferente. Rio de Janeiro: Ed. Funarte/Martins, 1987.
LADEIRA, César. Acabaram de Ouvir... Reportagem numa Estação de Rádio” São Paulo: Ed. Nacional, 1933.
MENDES Edith G. Octávio Gabus Mendes. Do Rádio à Televisão, São Paulo: Ed. Lua Nova, 1988.
MORAIS, Fernando. Chatô o Rei do Brasil. São Paulo: Cia. Das Letras, 1995.
PRADO, Fábio. “A Administração de Fábio Prado na Prefeitura de São Paulo. Através de entrevista concedida ao O Estado de São Paulo”, São Paulo: Col. Departamento Municipal de Cultura, 1936.
SAMPAIO, Mario Ferraz, “História do Rádio e da Televisão no Brasil e no Mundo”. Memórias de um Pioneiro. Rio de Janeiro:
Ed. Achiamé, 1984.
Periódicos
O Estado de São Paulo, 1930 a 1940
Depoimentos
Depoimentos de Adoniran Barbosa, arquivo MIS-SP
Depoimento de Antonio Rago no Programa Ensaio-TV Cultura
Depoimento de Antonio Rago, arquivo MIS-SP
Depoimento de João Dias Carrasqueira, arquivo MIS-SP
Depoimento Fausto Macedo, arquivo MIS-SP
Depoimento Henrique Lobo, arquivo MIS-SP
Depoimentos de Nicolau Tuma, arquivo MIS-SP
Depoimento de Sorocabinha, arquivo MIS-SP
Depoimento de Paragassú, arquivo MIS-SP
Partituras e Discos
“Adiós mis farras”. Letra e música de Roulien. Editada por Campassi
e Camin, SP, referência na dedicatória ao ano de 1928.
“Adoniran Barbosa”, Odeon, LP, 1974
“Adoniran Barbosa”, Odeon, LP, 1975
Ave-Maria”. Letra e música de Erotides de Campos e Jonas Neves.
Ed. Cembra, 1952.“Garoto. Paulo Belinatti, Violão”, Discos Marcus Pereira, LP, 1986.
“História da Música Popular Brasileira”, Abril Cultural, LP,1971.
“Las Tres de la Mañana, Julian Robledo, Ricordi Americana,
Buenos Aires, arranjo para guitarra de N. Casuscelli, s/d
“Paraguassú. Noite Enluarada”, Revivendo Músicas Comércio de
Discos Ltda. PR, CD, s/d
“Perdão Emília” - Autor desconhecido. Adaptação e arranjo de
João Portaro. Ed.Fermata do Brasil, SP, 1956.
“Raul Torres. Caboclo Cantadô”, Revivendo Músicas Comércio
de Discos Ltda. PR, LP, 1990.
“Valência”. Música de José Padilla e letra de Lucien Boyer y
Jacques-Charles. Ediciones Musicales Toledo e Perroti,
Buenos Aires, s/d.
“Saudades da Minha Terra. Evocação”, Columbia-Continental,
Evocação Produção, LP, 1988.
Bibliografia específica:
ADORNO, T. “O Fetichismo na Música e a Regressão da Audição”. In: Benjamin, Adorno, Horkheimer, Habermas, Col. Os Pensadores. São Paulo: Ed. Abril Cultural, 1980.
BENCHIMOL, Augusto. Uma História da Eletrônica. São Paulo: Ed. Interciência, 1995.
BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna. São Paulo: Cia das Letras, 1989.
CHARTIER, Roger. “Cultura Popular: Retorno a un ConceptoHistoriografico”. In: Manuscrits, nº. 12, Gener 1994. “A História Cultural: entre Práticas e Representações”, Capítulo 1, Lisboa-Rio de Janeiro: Difel-Betrand Brasil, 1990.
CONTIER, Arnaldo D. “Memória, História e Poder: A Sacralização do Nacional e do Popular na Música”. In: Revista Música, maio de 1991. “Música no Brasil: História e Interdisciplinariedade. Algumas Interpretações (1926-80)”. In: Revista da Anpuh, 1993.
DARNTON, R. O Grande Massacre dos Gatos. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1986.
DAVIES, Natalie. Culturas do Povo. São Paulo: Paz e Terra, 1990.
ECO, Umberto. “A Canção de Consumo”. In: Apocalípticos e Integrados, Série Debates nº 19, 4.ed. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1990.
GINZBURG, Carlo. O Queijo e os Vermes. São Paulo: Cia. Das Letras, 1987.
GRIGNON, C. e PASSERON, J.-C. Lo culto e lo popular. Madrid:Las ediciones de La Piqueta, 1992.
GURGUEIRA Fernando. A Integração Nacional pelas Ondas: o Rádio no Estado Novo. Dissertação de mestrado, FFLCHUSP, 1995.
HAUSEN, Dóris Fagundes. Rádio e Política. Tempos de Getúlio e Perón. Porto Alegre: Edipucrs, 1997.
HOBSBAWM, E.J. A História Social do Jazz. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
HUNT, Lynn. Nova história Cultural. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1992.
IKEDA, Alberto Tsuyoshi. Música na Cidade em Tempo de Transformação. São Paulo - 1900-1930, Dissertação de Mestrado, ECA-USP, 1988.
KRAUSHE, Walter. Música Popular Brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1983.
LUCENA, Célia de Lucena, Bixiga, Amore Mio. São Paulo: Ed. Pannartz, 1983.
MORAES, José Geraldo Vinci..”Cidade e Cultura Urbana na Primeira República”, Col. Discutindo a História do Brasil, (orgs.) Maria Ligia Prado e Maria H. Capellato, São Paulo: Ed. Atual, 1994.
. Sonoridades Paulistanas. Rio de Janeiro/São Paulo: Funarte/Ed.Bienal, 1997.
. Metrópole em Sinfonia. História, Cultura e Música Popular em São Paulo nos anos 30. Tese de Doutorado, FFLCH-USP, 1997.
ORTIZ, Renato. A Moderna tradição brasileira. Cultura e indústria cultural. 3.ed. São Paulo: Brasiliense, 1991. p. 88.
PIERRE Albert e ANDRÉ-Jean Tudesq. Historia de la radio y la televisón. México: Fondo de Cultura Económica, 1982. p. 47.
PEREIRA, João Baptista Borges. Cor, Profissão e Mobilidade. O Negro e o Rádio de São Paulo. São Paulo: Livraria Pioneira/ Edusp, 1967.
SALIBA, Elias Thomé. “A Dimensão Cômica do Dilema Brasileiro: Testemunhos da Bellé Époque (1890-1914)”. In: Revista Cultura-Vozes, nº 1, jan.-fev. 1993. “Juó Bananáere, o Raté do Modernismo Paulista?”,Cópia da 1a. versão, apresentada na SBPC, 1996.
SANTOS, Rafael José dos. “Globalização e americanidade. O caso da publicidade no Brasil dos anos 30”. In: Revista USP nº 32, Dossiê Sociedade de Massa e Identidade, São Paulo, 1996/97.
SEVCENKO, Nicolau. Orfeu Extático na Metrópole. São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20, São Paulo: Cia. das Letras, 1992.
THOMPSON, E.P. A formação da classe operária Inglesa. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
TOTA, Antonio Pedro. Samba da Legitimidade, Dissertação de mestrado, FFLCH-USP, 1983.
. A Locomotiva no Ar. Rádio e Modernidade em São Paulo (1924-1934). São Paulo: Ed. PW/Secretaria de Estado da Cultura, 1990.
VOVELLE, Michel. Ideologias e mentalidades. São Paulo: Brasiliense, 1987.