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A memória musical de Geraldo Filme: os sambas e as micro-Áfricas em São Paulo.
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
Amailton Magno Azevedo
Orientador:
Maria do Rosário da Cunha Peixoto
Local:
PUC-SP
Data:
2006
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
1928-1995; Música Popular; Samba; Geraldo Filme; São Paulo
Resumo:
Tese em formato digital:
http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3153
Reconstrói a memória musical do sambista Geraldo Filme e suas relações com os grupos negros na cidade de São Paulo. Conclui-se que Geraldo Filme e os grupos negros elaboraram aquilo que o autor da Tese denominou de micro-áfricas como expressões culturais de resistência para imprimir suas marcas, projetos, fazeres e saberes em espaços específicos da cidade. Diante de uma cidade impregnada pela urbanização, metropolização e verticalização que fora transformado em projeto hegemônico das elites paulistas, as micro-áfricas se configuraram como um contraponto dissonante às formas culturais dominantes para operar outras cidades e outras vivências. Tendo como fio condutor a análise da memória de Geraldo Filme, identificou-se as micro-áfricas nas suas vivências familiares, comunitárias, nas escolas e rodas de samba, nas suas letras de música, nas produções artesanais de instrumentos, nas formas de religiosidades, nos salões de dança, no teatro, shows, nos carnavais e nos ciclos rítmicos das musicalidades. Mostra-se, também, que a memória de Geraldo Filme e das micro-áfricas podem e devem ser acessadas constantemente no presente para que as expressões culturais dos grupos negros possam ser preservadas e resignificadas.