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Representações sobre a mulher nas composições musicais da primeira década do festival Coxilha Nativista.

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Maria Elizabeth Véscia Azambuja

Orientador:
Luiz Carlos Tau Golin

Local:
UPF

Data:
2005

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
1981-1990; Música gauchesca; Festival Coxilha Nativista; Representação da mulher; Rio Grande do Sul

Resumo:
O tema centralizador desta dissertação concentrou-se nas representações femininas presentes nas composições da primeira década Coxilha Nativista em Cruz Alta, RS. Este festival surgiu, não somente para difundir a música gauchesca, mas para divulgar os valores do homem do campo, através de temáticas rurais em repúdio a usos e costumes alienígenas da época. Embora batizado pelo Nativismo, o festival tornou-se um veículo de mensagens ideológicas do Tradicionalismo que deu suporte a sua criação através da prioridade à linha de composição campeira nas músicas que retratam temáticas de culto ao passado e à identidade cultural do homem ligado ao pastoreio e ao latifúndio. A pesquisa teve como objetivo principal identificar, através da análise das composições, as representações feitas sobre a identidade feminina nas músicas que integram o repertório da primeira década da Coxilha Nativista, entre os anos de 1981 e 1990. Na introdução, abordou-se o surgimento e os propósitos do festival para, posteriormente, contextualizá-lo dentro dos acontecimentos histórico-político-social-econômicos globais. O desenvolvimento temático realizou-se em etapas através de referenciais bibliográficos, principalmente com contribuições de Golin, Oliven, Araújo e Lopes e Silva, documentação relativa ao festival e sobre o conjunto de composições selecionadas e análise das mesmas. Na fase exploratória, entre as trezentas e vinte e duas composições, oitenta e quatro foram elencadas por apresentarem referências à mulher. A seguir, realizou-se a análise interpretativa inter-relacionada ao referencial bibliográfico desenvolvido. A figura da mulher apresentada nas músicas, geralmente, de autoria de compositores masculinos, é caricaturizada como um ser inferiorizado e ambientado no contexto da sociedade rural sul-rio-grandense, onde ela se apresenta submissa como reflexo da mentalidade machista dominante. Apenas duas das composições analisadas apresentam autoria exclusivamente feminina e outras quatro tem autoria compartilhada entre homens e mulheres. Porém, nestas composições, as mulheres não exteriorizam a intensidade de seus mundos, por estarem condicionadas às expectativas masculinas quanto a sua atuação social e cultural. Lançou-se este estudo, com a expectativa de contribuir para novas pesquisas sobre a multiplicidade cultural e social da música nativa sul-rio-grandense e, também, incentivar a presença da mulher contemporânea no universo do festival Coxilha Nativista de Cruz Alta, que constitui um evento com repercussão que extrapola as fronteiras regionais e do país.