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O que é que a baiana tem? Representações da nação brasileira nas canções interpretadas por Carmem Miranda na década de 30.

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Alessander Mário Kerber

Orientador:
Heloísa Jochims Reichel

Local:
UNISINOS

Data:
2002

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Década de 1930; Carmen Miranda; Identidade Nacional; Nacionalismo e Regionalismo; Interpretação de canções

Resumo:
Neste trabalho, analisamos as representações sobre a nação brasileira identificadas nas músicas interpretadas por Carmen Miranda durante o período em que a cantora desenvolveu sua carreira no Brasil. Trabalhamos com a hipótese de que estas músicas se constituem em documentos relevantes para um estudo do imaginário brasileiro dos anos 30, na medida em que estiveram relacionados ao universo de símbolos, desejos e aspirações do público da cantora. Este, situou-se especialmente nos setores populares urbanos, mas, também, estendeu-se a outros segmentos da sociedade, dadas as possibilidades de difusão do rádio. A unidade deste corpus documental é dada pela interpretação de Carmen a um conjunto de músicas de vários compositores, por ela mesma selecionado. Assim, as representações da interpretação e da imagem da cantora, por serem inseparáveis do significado das canções, também foram consideradas na análise. Na organização dos capítulos que compõe esta dissertação, inspiramo-nos nos diferentes temas e suas respectivas representações, relacionadas à identidade nacional, presentes nas letras das canções. Sendo assim, no primeiro capítulo, analisamos as representações da nação brasileira que buscaram afirmar uma identidade nacional no contexto dos anos 30, no segundo, as representações de grupos sociais, integrantes da sociedade brasileira do período, na sua relação com o imaginário sobre o nacional e, no terceiro, a afirmação da nação frente aos regionalismos.