> Banco de Dados - História e música na universidade

CANÇÃO DO IMIGRANTE ITALIANO: Sua leitura a partir de uma localidade rural catarinense (1996 - 1999).

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
Paulo Bernardi

Orientador:
Cynthia Machado Campos

Local:
UFSC

Data:
2003

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
1996 - 1999; Música regional ; Canção do imigrante italiano; Identidade regional rural; Santa Catarina

Resumo:
O presente estudo da canção do imigrante italiano faz uma leitura a partir da localidade rural catarinense chamada Lajeado dos Pintos (1996 - 1999), mediante pesquisa estimulada. Esta localidade situa-se no município de Concórdia, Estado de Santa Catarina, colonizada por descendentes de imigrantes italianos, oriundos da região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, na primeira metade do século XX. A partir do levantamento de um corpus representativo de títulos de 124 canções, a abordagem situa a temática delas numa perspectiva identitária. O estudo desenvolve-se em quatro capítulos: o primeiro especifica uma cultura de mobilidade, desvelando contextos sócio-históricos existentes nas áreas de onde provieram os imigrantes ao Sul do Brasil e seus descendentes à localidade pesquisada; o segunto trata do processo cancionístico: uma abordasgem sócio histórica, com a apresentação de uma genealogia cancionística, suas relações com a etnomusicologia e táticas cancionísticas; o terceiro discorre sobre estilos, formas e temas das canções nas áreas de suas origens; o quarto trata das canções que circulam mundos, a partir de um corpus levantado em Lajeado dos Pintos, agrupadas em doze elementos temáticos: canções infantis, rimas e jogos; canções de rituais sacros e sociais, canções de trabalho, canções relativas à bebida e ao bom-humor; canções do cotidiano; canções narrativas; canções que falam de lugares simbólicos ou de eventos históricos italianos; canções do amr e da natureza. Incluem-se também as seis canções criadas naquela localidade. Segue a Conclusão a menção das fontes bibliofonográficas e orais, bem como dos textos das canções análisadas, constantes no Anexo.