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Irreverências mil prá noite do Brasil: Imagens do regime militar nas canções engajadas.

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Semí Cavalcante De Oliveira

Orientador:
Marionilde Dias Brepohl De Magalhães

Local:
UFPR

Data:
1998

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
1968-1979; Ditadura Militar; Música Popular Brasileira; Censura; Canções engajadas

Resumo:
Em nossa dissertação procuramos evidenciar a inter-relação entre a Música Popular Brasileira e a censura implementada pelo Regime Militar, a partir de algumas canções produzidas por compositores que constantemente estavam na lista proibidora da censura. Dentro do universo das canções produzidas por compositores populares engajados, que tiveram circulação no mercado de bens culturais predominantemente urbano, destacamos a dupla João Bosco e Aldir Blanc. Analisamos o período entre os anos de 1968, quando da decretação do Ato Institucional Nº 5 (AI-5) e 1979, até o processo de abertura introduzido pelo governo do General Ernesto Geisel. O nosso objetivo foi o de enfatizar estas canções como parte de um universo maior, compostas para se contraporem ao Regime Militar. Demonstraremos através das canções selecionadas como alguns compositores, e em especial, a dupla Jõao Bosco e Aldir Blanc, com as suas metáforas, seus discursos reticentes e o falar pela negação, burlavam a censura, rompendo desta forma o silêncio imposto pelos militares mantendo consequentemente palavra política em circulação. Utilizamos como fonte principal algumas canções produzidas por compositores populares engajados que tiveram circulação no mercado no período selecionado. Utilizamos também a Lei Nº 5.250 de 09/02/1967, o Decreto Lei Nº 1077 de 26/01/1970 e o AI-5 13/12/1968, além de algumas entrevistas em periódicos da época. Partimos do pressuposto sustentando por José Miguel Wisnik de que a M.P.B. é uma rede de "recados" que se articula e busca denunciar determinada realidade e provocar possíveis transformações sociais. Procuramos sistematizar todas as informações sobre as fontes e organizar uma categoria de análise, ou seja, buscar na palavra cantada elementos que nos permitam perceber o grau de resistência pretendido pelos compositores das canções, bem como seu suporte de comunicação. Após análise das canções, concluímos que elas foram significativas naquele momento da história do Brasil, e que foram um dos modos que sutilmente manteve a palavra política em circulação, mantendo acesa uma luz no longa "noite do Brasil".