> Banco de Dados - História e música na universidade

Rompendo as entranhas do chão: cidade e identidade de migrantes do Ceará e do Piauí na MPB dos anos 70.

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Magno Cirqueira Córdova

Orientador:
José Walter Nunes

Local:
UnB

Data:
2006

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Década de 1970; Música Popular; MPB; Músicos Migrantes; Piauí e Ceará

Resumo:
Dissertação em formato digital:
http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=806

A maneira como artistas migrantes ligados à música popular realizada no Brasil dos anos 70 trabalharam seus discursos musicais sobre as cidades que encontraram e quais as perspectivas identitárias que esses mesmos discursos indicam, em consonância com o entendimento da noção de MPB, são os eixos norteadores do presente texto. A experiência específica de artistas nascidos nos estados do Piauí e do Ceará foi uma escolha motivada por parecer a mais rica do ponto de vista da diversidade de questões relativas aos processos culturais que ela suscita: o popular, o nacional, o regional e o local se esboçam, com todas as contradições presentificadas naquele momento, em uma perspectiva muito peculiar. Este trabalho pretende ser uma contribuição histórica para o entendimento da complexa noção de música popular feita no país, ao buscar iluminar questões relativas às contradições culturais da sociedade brasileira a partir de um campo de atuação artística muito próximo do cotidiano de parcela significativa dos seus indivíduos, particularmente observado a partir daquela década.