> Banco de Dados - História e música na universidade
(...) muitos porteiros e pessoas normais: sobre as bandas de rock em Brasília em prespectiva identitária (1982 - 1990).
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
Marcelo José Domingos
Orientador:
Maria Therezinha Ferraz Negrão de Mello
Local:
UnB
Data:
2005
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
1982-1990; Música urbana; Rock; Identidade brasiliense ; Brasília
Resumo:
O trabalho tem como plano de observação a cidade Brasília e, neste cenário, recorta como objeto de estudo o rock, estilo musical que aflora nas práticas cotidianas de jovens brasilienses a partir da década de 80 do século XX e dá suporte à representação veiculada pela mídia local e nacional, resumida na 'unidade de significação' - Brasília, Capital do Rock. Tendo como pressuposto o entendimento de que as peculiaridades da capital da república peculiarizam também as expressões que nela se engendram, a pesquisa objetiva rastrear tais condições sócio- históricas e culturais, tendo como questões norteadoras a convicção de que o rock pode ser tomado como vetor de uma identidade brasiliense que se constrói, mesmo levando-se em conta o êxodo das bandas locais e o abandono das letras inspiradas no cotidiano cidade. Trata-se de narrativa que entrecruza temporalidades múltiplas de modo a dar visibilidade ao plano mais amplo da expressão roqueira desde as suas origens e ao papel da mídia e da indústria cultural nesta manifestação musical do século XX. O trabalho tem como suporte empírico um corpus plural constituído de material buscado na mídia impressa escrita, letras de musica, imagens, além de uma estante secundária que subsidiou as necessárias incursões históricas. Como corpus teórico, a pesquisa, estruturada em três capítulos, dialoga com categorias e noções buscadas em painel transdisciplinar, iniciativa própria aos enfoques sintonizados com a História Cultural. Assim, as explicações sugeridas, indícios e sentidos possíveis inspiram-se na Análise do Discurso como programa de reflexão e tomam como interlocutores, estudiosos do fenômeno urbano, da encenação cotidiana, das questões identitárias, da cultura e nela a cultura de massa e das representações sociais.