> Banco de Dados - História e música na universidade
Viola que conta histórias: o sertão na música popular urbana.
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
Maria Amelia Garcia de Alencar
Orientador:
Janaina Passos Amado Baptista de Figueiredo
Local:
UnB
Data:
2004
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Primeira metade do século XX e Contemporâneo; Música Regionalista ; Canção brasileira; Identidade regional do Sertão; Rio de Janeiro e Interior do centro-sul
Resumo:
O estudo apresenta a construção de imagens e de identidades do sertão brasileiro na canção regionalista, em dois momentos e locais diferentes: no Rio de Janeiro da primeira metade do século XX e no interior do centro-sul do país, em nossos dias. Analisando as temáticas recorrentes neste tipo de canção, assim como as características permanentes da música popular brasileira descritas por Mário de Andrade no Ensaio sobre a Música Brasileira (1ª edição de 1928) podem-se apontar algumas constâncias que distinguem a nossa musicalidade, possibilitando-as elevá-las a paradigmas da canção brasileira. No processo de criação das canções analisadas surgem imagens dialéticas, na expressão de Walter Benjamin, ou seja, encontramos imagens musicais e poéticas que podem ser reconhecidas pelo público ouvinte porque expressam uma memória social e uma identidade em constante processo de construção. O vigor da produção musical regionalista contemporânea indica que formas e valores da tradição do país não estão ameaçados, mas que, ao contrário, a cultura regional abriu espaço para caminhos específicos através da modernidade.