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''AQUARELA BRASILIENSE'': Paisagens Sonoras de uma cidade e Polifonia (1960-2000).
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
Cláudia Da Silva Costa
Orientador:
Maria Therezinha Ferraz Negrão de Mello
Local:
UnB
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
1960-2000; Música Popular; MPB; Música Urbana; Brasília
Resumo:
Tendo como plano de observação a cidade de Brasília, e como objeto a pluralidade de suas manifestações musicais, a tese tem como objetivo refletir sobre a polifonia constituída pelas diversas paisagens sonoras da "cidade nova" metaforizadas no título principal "Aquarela brasiliense". O estudo tem como pressupostos as peculiaridades de uma cidade construída para sediar o poder e ser a capital de todos os brasileiros. Considera também a sua posição geográfica na perspectiva histórica da região, além de levar em conta seus atributos de urbe fundada sob o signo da modernidade. Ainda como pressuposto o estudo funda-se na constatação de que expressiva parte da população de Brasília é constituída por brasileiros provenientes de vários estados e regiões do Brasil. O argumento principal gira em torno da cenografia da cidade, na qual as paisagens sonoras são loci da encenação cotidiana, "lugares praticados" de ressonâncias identitárias em cambiantes reconfigurações. Espaço de representações polifônicas, tal cenário confere à Brasília, na modalização cotidiana da música como criação ou fruição, a condição de espaço de "representação do país para si mesmo". A tese tem como referenciais categorias e noções que se harmonizam àquelas explicitadas na Linha de Pesquisa que a abriga - História: Discurso, Imaginário e Cotidiano - articuladas em tônica interdisciplinar e nesta, o eixo da História enquanto área do saber mediando entrecruzamentos e adoções. Estruturada em cinco capítulos, o suporte empírico da tese compreende um corpus constituído de fontes orais, fontes midiáticas e documentação oficial. Palavras chaves em português: Brasília, Cidade, Música, Cotidiano, Representação, Identidade