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''Cantai com júbilo ao Senhor'': O papel da música no crescimento do neopentecostalismo em Goiânia (1985-2005).

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Itatiara Teles de Oliveira

Orientador:
Libertad Borges Bittencourt

Local:
UFG

Data:
2006

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
1985-2005; Música religiosa; Igrejas Neopentecostais; Ritmos populares contemporâneos ; Goiânia

Resumo:
A presente pesquisa discute como a prática de apropriação de ritmos populares contemporâneos na composição de músicas religiosas tem sido utilizada pelas igrejas neopentecostais de Goiânia como instrumente de atração e manutenção de novos membros. Constatou-se que a cosmovisão de um Deus imanente, predominante no ocidente a partir da era moderna, está significativamente relacionada à apropriação desses ritmos musicais. Além dessa cosmovisão, questões como: busca de identidades, protestos contra a ordem vigente e consumo – características da música popular contemporânea – também estão no bojo dessa questão. Como resultado a música religiosa, para os neopentecostais, deixou de ser apenas uma forma de adoração tornando-se então um poderoso instrumento de atração e manutenção de novos fiéis uma vez que perceberam que esse novo tipo de música agrada o segmento jovem da sociedade ao mesmo tempo em que pode atuar nas emoções dos indivíduos influenciando-os ao tomarem decisões. As igrejas neopentecostais de Goiânia que exemplificaram essa prática nessa pesquisa foram a Internacional da Paz Ministério Luz Para os Povos e a Apostólica Ministério Fonte da Vida, escolhidas por terem sido fundadas em Goiânia e por goianos, por apresentarem maior número de crescimento em sua membresia nesta capital e por serem as que mais adotam esse novo estilo musical e o utilizam como instrumento de atração e manutenção de novos membros.