> Banco de Dados - História e música na universidade
A Música Popular Brasileira no livro didático de História (décadas de 1980 e 1990).
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
Luciana Calissi
Orientador:
Elio Chaves Flores
Local:
UFPE
Data:
2003
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Décadas de 1980 e 1990; Música Popular Brasileira; Livro didático; Pedagogia; Pedagogia
Resumo:
Dissertação em formato digital:
http://www.bdtd.ufpe.br/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4628
O livro didático pode ser entendido como representação social de um conhecimento histórico definido e veículo de idéias e valores de uma época. Isto permite incluí-lo no conjunto das reflexões da história cultural, a qual compreende o estudo das manifestações simbólicas das sociedades, ligada à apropriação e representação de uma determinada realidade. O manual didático também compreende o documento e objeto deste estudo que se insere no campo da historiografia do ensino de História, apresentando uma análise sobre os livros didáticos, sob o ponto de vista metodológico, das décadas de 1980 e 1990. A partir da forma como foram empregadas as canções populares nestes livros (como documento, instrumento metodológico, recurso didático ou exemplo de manifestação cultural), buscou-se detectar a dimensão das mudanças ocorridas na historiografia didática. Esta dissertação demonstra a influência que os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1996, juntamente com as transformações dos contextos político-sociais de então, tiveram na historiografia didática de História, com o surgimento de novas tendências historiográficas e a utilização de novas linguagens nos manuais produzidos, sobretudo, a partir da década de 1990.