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Zulmira D’Andrade Canavarros : uma mulher sem fronteiras na Cuiabá da primeira metade do século XX.
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
Viviane Gonçalves da Silva
Orientador:
Fernando Tadeu de Miranda Borges
Local:
UFMT
Data:
2007
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Primeira metade do Século XX.; Zulmira Canavarros; Biografia; Teatro; Cuiabá
Resumo:
A presente dissertação tem por objetivo percorrer a trajetória de vida e artística da cuiabana Zulmira Canavarros, com o intuito de explorar o universo artístico e cultural de Cuiabá-MT da primeira metade do século XX. Além disso, traz à tona, por meio de um levantamento expressivo, parte da obra da artista no âmbito musical e cênico, localizada, sobretudo no acervo privado Patrimônio Vivo de Firmo e Dunga Rodrigues do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. A pesquisa centra especial atenção em seu universo cultural e profissional, apresentando uma agradável viagem a Cuiabá de outrora. Zulmira Canavarros foi compositora, pianista e teatróloga. Começa a compor e a escrever peças de teatro, na adolescência, e durante toda a vida tocou piano e violino. Suas composições foram escritas em vários gêneros: sambas, quadrilhas, marchas, toada caipira, bolero, rasqueado, dobrado e embolada. As letras das músicas falam do amor, do sofrimento, do casamento, da relação entre o homem e a mulher e aspectos do cotidiano de Cuiabá. No teatro, escreveu comédias, peças musicadas, sketchs e cena única. As comédias retratam o cotidiano e os costumes da época. Além disso, atuou no rádio, cinema e na organização dos carnavais cuiabanos. Zulmira Canavarros, uma mulher sem fronteiras, dotada de uma admirável capacidade intelectual e artística, liderança de movimentos culturais, com uma extensa produção, foi o esteio das manifestações artísticas de Cuiabá.