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Mil Tons de Minas Milton Nascimento e o Clube da Esquina: cultura, resistência e mineiridade na música popular brasileira.

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Rodrigo Francisco de Oliveira

Orientador:
Newton Dângelo

Local:
UFU/MG - DH

Data:
2006

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
1967-1978; Ditadura Militar; MPB; Clube da Esquina; Indústria cultural

Resumo:
Dissertação em formato digital:
http://www.bdtd.ufu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=663

Entre 1967 e 1978, a população cultural e musical no Brasil passava pou uma reavaliação; também nesse período se desdobrava a produção musical do grupo mineiro conhecido com Clube da Esquina, cuja obra é objeto de estudo deste trabalho. Nosso objetivo é compreender as canções desse grupo em seu contexto histórico e de atuação, a fim de identificar as característica que o distinguem como movimento cultural. Para tanto, buscamos entender as teias da indústria cultural e o desenvolvimento do capital e das artes no universo da ditadura militar, tendo em vista a censura, as mudanças técnicas e estéticas dos meios artísticos musicais, as ideologias dos principais grupos de oposição ao regime militar no Brasil, o universo artístico e suas vicissitudes. Os procedimentos metedológicos incluíram leitura de fontes bibliográficas e análise da obra discográfica do clube - capas de disco , letras, estruturas de arranjo e orquestração das músicas - produzida entre a instauração do AI-5 e o momento de reabertura política, no fim da década de 1970. Com este estudo, pudemos constatar centa escassez de pesquisas sobre o clube no Brasil, sobretudo trabalhos que abranjam, também, os elementos formais da obra. Nossa análise sugere que esse movimento dialoga com a literatura, a dança e o cinema; também sugere que várias de suas músicas estabelecem um liálogo com a população ouvinte, relacionando produção artística e o momento histórico. Além disso, este estudo mostrou que a música do Clube, ao incorporar a cultura popular de Minas Gerais, situa esse movimento entre a cultura mundial e a cultura de Minas, numa fronteira elástica que separa e une características populares e vanguardistas.