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O ritmo da mistura e o compasso da história: o modernismo musical nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos.

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Loque Arcanjo Júnior

Orientador:
Adriana Romeiro

Local:
UFMG - UFCH

Data:
2007

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
1930-1945; Modernismo; Heitor Villa-Lobos; Nacionalismo; Bachianas Brasileiras.

Resumo:
Este trabalho consiste em uma análise das Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) numa perspectiva histórica. Compostas entre os anos de 1930 e 1945, estas obras apareciam no discurso de Villa-Lobos como composições que, desde sua infância, já estariam na mente predestinada do músico, como fruto de sua intuição prematura. Leitura de caráter autobiográfico, tal interpretação encontra-se naturalizada em diversas obras biográficas e musicológicas sobre o compositor. A partir de uma análise teórica sobre o modernismo no Brasil, indicada por estudiosos do tema, esta interpretação que o compositor faz de sua própria obra indicou alguns traços marcantes do modernismo nacionalista brasileiro, tanto no que se refere à busca pela essência da nacionalidade, quanto no que tange à idéia de vanguarda como um dos elementos do modernismo de modo geral. Após a pesquisa, ficou evidente, neste contexto de criação das obras, que a apropriação da música de Bach tomou uma conotação que expressava bem o ideário nacionalista de modernidade musical, calcada na construção da unidade nacional. A música bachiana, a partir de sua apropriação pelo romantismo musical do século XIX, transformou-se em símbolo de nacionalismo e desenvolvimento e, dessa forma, mais tarde, no Brasil, foi “deglutida” pela leitura antropofágica de Villa-Lobos. A partir da apropriação da musicalidade “primitiva” brasileira, misturada aos elementos da música de Bach, verificou-se que o músico construiu com as Bachianas Brasileiras uma síntese musical que, dentro de um contexto de unificação da nação, fez dialogar elementos musicais distintos e diversos. No ritmo desta mistura, a leitura da obra de Mário de Andrade e a presença de uma musicalidade fruto do seu contato com a música popular, ditavam, em larga medida, a escrita musical de Villa-Lobos. Desta forma, as Bachianas Brasileiras fazem ecoar toda esta diversidade, compondo uma rede de significados que fizeram de Villa-Lobos uma expressão da cultura brasileira.