> Banco de Dados - História e música na universidade
As ressonâncias de uma nação nos Cinco prelúdios para violão solo de Heitor Villa-Lobos.
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
Jonas Soares Lana
Orientador:
Heloísa Maria Murgel Starling
Local:
UFMG - UFCH
Data:
2005
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
1908-1940; Música erudita; Heitor Villa-Lobos; Violão solo; Nacionalismo.
Resumo:
Este trabalho analisa as imagens da nação brasileira que reverberam na obra para violão solo composta por Heitor Villa-Lobos entre 1908 e 1940. Nessas peças, motivos, temas e formas musicais, característicos das músicas populares brasileiras, tradicional e moderna, há mais de um século acompanhadas por este instrumento, ajustam-se às exigências normativas da linguagem musical erudita, servindo, em alguns casos, como elementos estruturantes. Nessa música, encontram ressonância, fragmentos de uma utopia de nação emancipada, da qual, acredita o compositor, o brasileiro deveria tomar conhecimento para ter sedimentado em sua consciência, os valores e princípios nacionalistas. Essa idéia fundamenta seu plano de inclusão do ensino de canto coral no currículo escolar brasileiro, executado nos anos trinta e quarenta. Nos documentos textuais produzidos nesse período, Villa-Lobos justifica seu projeto, defendendo a tese da eficiência terapêutica e edificadora da música brasileira erudita e folclórica. O estudo das peças para violão, confirma que os traços mais marcantes do selo nacional, impresso na sua obra, não são os da música tradicional folclórica, que considerava o principal repositório original da nacionalidade. Revela que, no trabalho de memória envolvido no processo criativo, os alto-relevos desse selo, apontam na direção do solo musical popular urbano autodidata, sobre o qual, durante as primeiras décadas do século XX, o compositor deixou suas pegadas.