> Banco de Dados - História e música na universidade

Nada nos bolsos ou nas mãos: influências do existencialismo sartreano na contra cultura brasileira.

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Walmir dos Santos Monteiro

Orientador:
José Augusto dos Santos

Local:
USS-RJ

Data:
2007

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Década de 1960; Música ; Existencialismo Satreano; Contracultura; São Paulo - Rio de Janeiro

Resumo:
O presente trabalho investiga influências do existencialismo sartreano na contracultura nacional, tomando como base produções contraculturais do teatro, do cinema, da música e das artes plásticas realizadas por treze artistas brasileiros no período 1960-1970. São identificados como eventos contraculturais ocorridos no período: As transformações ocorridas no trabalho de parte dos artistas da Bossa Nova que evoluiu para um estilo de canção de protesto, também conhecido como canção engajada; os festivais de música popular brasileira ocorridos na década de sessenta no Rio de Janeiro e em São Paulo e ainda a criação da Tropicália, com suas repercussões nas mais variadas modalidades artísticas, e também incluindo a visita de Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir ao Brasil no ano de 1960 que permitiu desdobramentos favoráveis ao fortalecimento da arte engajada.