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Tropicália Pós-Moderna: ''geléia geral'' fragmentária no contexto dos anos 60.
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
Gonzalo Rodrigues Pereira
Orientador:
Maria Conceição Pinto De Goes
Local:
UFRJ
Data:
2005
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Década de 1960; Música Popular; MPB; Tropicalismo; Brasil
Resumo:
A pesquisa Tropicália Pós-Moderna: a geléia geral fragmentária terá como tema a interação do Tropicalismo com os movimentos da década de 1960. A rebeldia estudantil, o questionamento da modernidade e seus parâmetros de progresso infinito mudaram a ética e a moral dominantes. O Tropicalismo, junto com a música pop, teve grande parcela de responsabilidade na divulgação de uma nova consciência e na renovação observada junto à música popular brasileira. Deve-se salientar o nascimento de uma nova estética paralelo às transformações globais ocorridas na década de 1960, como a pós-modernidade, tão paradoxal e polêmica. Esta pesquisa pretende tematizar o Tropicalismo0 como um movimento ocorrido entre os festivais da Record de 1967 e o exílio de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Porém, deve-se ter em mente que o "som universal" criado pelos tropicalistas não se esgotou no período citado. A intertextualidade, a paródia e a referência fragmentária da realidade mundial são características marcantes do Tropicalismo, que julga a necessidade de compreensão desta realidade paradoxal e plural. O movimento artístico pop, por ser uma linguagem global inserida no contexto da rebelião juvenil, teve papel determinante na criação tropicalista. Assim sendo, esta pesquisa busca elementos que possam comprovar a existência de particularidades pós-modernas questionadoras do ciclo modernista na estética tropicalista.