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Entre um samba e um fado: a censura e a repressão aos músicos no Brasil e em Portugal nas décadas de 1960 e 1970.
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
Alexandre Felipe Fiuza
Orientador:
Flávia Aralanch Martins De Oliveira v
Local:
UNESP - Assis
Data:
2006
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Décadas de 1960 e 1970; Diatura no Brasil e em Portugal; Censura e Repressão a músicos; Arquivos DOPS e PIDE/DGS; Brasil e Portugal
Resumo:
Tese em formato digital:
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/QUGC4BELKMMI3DY2LUDXJA72HI2GGU33XUV6TEEXXS4V256NT3-28821?func=service&doc_library=UEP01&doc_number=000460388&line_number=0001&func_code=WEB-BRIEF&service_type=MEDIA
Esta tese aborda a censura e a repressão aos músicos no Brasil e em Portugal durante as décadas de 1960 e 1970, período em que ambos se encontravam em ditadura. Tal pesquisa foi realizada a partir da consulta e análise do material obtido junto à antiga documentação das polícias políticas, no caso brasileiro, os arquivos do DOPS – Departamento de Ordem Política e Social dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraíba, e, no caso português, do Arquivo da PIDE/DGS – Polícia Internacional de Defesa do Estado/ Direcção-Geral de Segurança, sediado na Torre do Tombo, em Lisboa. No campo da Censura, foram consultados documentos no Arquivo Nacional em Brasília e no Rio de Janeiro, particularmente, do Fundo DCDP - Divisão de Censura de Diversões Públicas. Além da análise do controle exercido sobre os músicos, também foi realizada a comparação entre as canções produzidas neste mesmo período, bem como examinada, ainda que brevemente, a recepção pelo público deste mesmo cancioneiro. Mediante a apreciação da bibliografia e da realização de entrevistas com músicos portugueses e brasileiros foi estabelecida uma comparação em relação à documentação oficial encontrada nos arquivos e à versão dos músicos. Além disso, a partir desta documentação dos órgãos de repressão, foram observadas as relações entre as polícias políticas dos dois países e suas atividades de vigilância de seus respectivos exilados. Por fim, houve ainda uma preocupação específica com os casos de músicos exilados e suas atividades políticas e artísticas nestes dois países.