> Banco de Dados - História e música na universidade

Os libretos de Gaetano Martinelli e a ópera de Corte em Portugal (1769-1795).

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
Paulo Mugayar Kuhl

Orientador:
Arnaldo Daraya Contier

Local:
UNICAMP -IFCH

Data:
1998

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
1769-1795; Ópera; Libretos; Gaetano Martinelli; Portugal

Resumo:
Nesta tese trato das obras do libretista italiano Gaetano Martinelli produzidas para a corte portuguesa, de 1769 a 1795. São analisados casos específicos, bem como elementos constitutivos dos textos (árias, recitativos, métrica etc). Também é discutida a função das óperas na corte e seu caráter encomiástico, através da análise das licenças finais e do uso constante do final feliz. A questão do gênero dramático dos libretos criados em Portugal é debatida através de comparações com outros países europeus. São apresentadas e discutidas as diversas elaborações teóricas sobre a ópera, na Europa em geral, e em Portugal, em particular, para se compreender em qual ambiente intelectual as obras circulavam, com o objetivo de mostrar a ênfase dos literatos portugueses nos aspectos morais das apresentações. Foram examinados os documentos da censura relativos às óperas estudadas, para conhecer a interferência dos poderes oficiais. A exclusão das mulheres, tanto dos palcos como da platéia dos teatros, comentada por muitos viajantes que estiveram em Portugal no período, é um dado significativo para entender o moralismo da sociedade portuguesa que transparece até mesmo nos textos de Martinelli. Através deste trabalho, resgatam-se informações sobre um repertório esquecido e sobre a cultura portuguesa do século XVIII.