> Banco de Dados - História e música na universidade
Monteverdi e o lamento musical na primeira metade do século XVII.
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
Paulo Mugayar Kuhl
Orientador:
Luiz César Marque Filho
Local:
UNICAMP -IFCH
Data:
1992
Publicação - Livros / Artigos
Palavras-chave:
Século XVI; Música expressiva; Monteverdi; Interpretação poética e literária; Europa
Resumo:
A proposta da dissertação e associar o surgimento da música expressiva ao lamento, que e provavelmente o primeiro gênero musical considerado como capaz de comover. Não se pode afirmar que tal preocupação fosse um privilégio da época, mas sim, que se tornou fundamental. Para verificar se essa associação e valida, e necessário compreender o que significava, para teóricos e compositores do período, comover e também saber o que era um lamento, do ponto de vista literário e musical. A dissertação e dividida em três partes: na primeira, serão apresentados alguns ideais teóricos: musicais do século XVI, sobretudo aqueles ligados a, será examinado o lamento d'acianna de Monteverdi: o histórico da composição, as fontes literárias e musicais, as características poéticas e musicais e a repercussão da obra em escritos da época. Na terceira parte será examinada a difusão e a repercussão do lamento no mundo musical, através da analise e de lamentos de compositores do período.