> Banco de Dados - História e música na universidade
E saíram à luz as novas coleções de Polcas, modinhas, lundus, etc. - Música popular e impressão musical no Rio de Janeiro (1820-1920).
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
Mônica Neves Leme
Orientador:
Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves
Local:
UFF
Data:
2006
Publicação - Livros / Artigos
Assunto:
Estudo sobre o desenvolvimento das produções musicais e, paralelamente, do mercado e das técnicas musicais que surgem com vinda da família real portuguesa ao Rio de Janeiro, no começo do século XIX.
Palavras-chave:
Século XIX e XX; Família Real no Brasil; Modinha; Lundu; Rio de Janeiro
Resumo:
No Brasil, o processo de autonomização do campo da música teve início logo após a chegada ao Rio de Janeiro da corte portuguesa, pois esta passou a servir de pólo dinamizador para um potencial mercado cultural e, em particular, para o da música. Após a implantação da Impressão Régia em 1808, a edição musical não tardou a constituir um dos mais importantes instrumentos nessa direção. Assim, ao transformar a música, pela primeira vez no país, em bem de consumo, em mercadoria, o setor gerou, a partir de 1824, o embrião do que, mais tarde, veio a ser conhecido como indústria cultural. Tal desenvolvimento implicou no advento de novas técnicas de impressão em geral, como a litografia; na entrada de capitais financeiros e culturais provenientes do exterior: na criação de um ativo comércio de partituras e instrumentos musicais, por meio de numerosas empresas; no surgimento e consolidação de diferentes espaços de produção e consumo musicais, como teatros, clubes e festas privadas; na ampliação do número de professores e de instituições de instrução musical; e, não menos importante, em um intenso debate ideológico, conduzido por pensadores que
pretendiam estabelecer os traços fundamentais, inclusive musicais, que definiam a identidade do Brasil-nação com que sonhavam. No entanto, como muitos desses participantes estavam organicamente envolvidos com o nascente mercado musical, este acabou por refletir aquele debate e a orientar-se por ele, o que levou à criação de segmentos, de nichos de mercado, em que se moldaram gostos e formatos musicais originais, como a polca-lundu e o maxixe. O resultado foi o aparecimento, num momento posterior, com o disco e o rádio, do que passou a ser reconhecido e consagrado como música popular.