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A Chama não se Apagou: Candeia e a Gran Quilombo - Movimentos Negros e Escolas de samba nos anos 70.
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
Gabriela Cordeiro Buscácio
Orientador:
Martha Campos Abreu
Local:
UFF
Data:
2005
Publicação - Livros / Artigos
Assunto:
Estudo sobre a trajetória do sambista carioca Antônio Candeia Filho, principalmente, de sua atuação no universo das escolas de samba, durante a década de 1970.
Palavras-chave:
Década de 1970; Música Popular; Biografia; Antônio Candeia Filho; Rio de Janeiro
Resumo:
O objetivo desta dissertação é analisar a trajetória de Antônio Candeia Filho (1935-1978), sambista carioca bastante atuante no universo das escolas de samba, durante os anos 70. A biografia histórica proposta busca, através da vida e obra de Candeia, compreender sua atuação como agente social em seu contexto, assim como as imbricações entre a conjuntura e o personagem. Percebemos então que se tratava de um personagem muito rico, com vários campos de atuação importantes, como: nos movimentos negros que estavam se reestruturando na época, no militante de oposição ao regime militar, e ao sambista descontente com as inovações que o carnaval vinha sofrendo. Candeia, um sambista ligado à Portela, se desligou de sua escola, fundando a Quilombo (1975), buscando criar um centro de resgate da cultura negra que possibilitasse a conscientização da comunidade da escola. É uma outra visão dessa conjuntura que pretendemos demonstrar com este trabalho.