> Banco de Dados - História e música na universidade
A Música no Teatro de Gil Vicente: A função do espetáculo no projeto político da Dinastia de Avis (1465-1536).
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
Lenora Pinto Mendes
Orientador:
Vânia Leite Fróes
Local:
UFF
Data:
2005
Publicação - Livros / Artigos
Assunto:
Estudo sobre a utilização da música como meio de veicular a imagem real de Portugal, na época da Dinastia de Avis, tomando-se como fonte as músicas presentes na dramaturgia de Gil Vicente.
Palavras-chave:
Séculos XV e XVI; Dinastia de Avis; Gil Vicente; Teatro; Portugal
Resumo:
Estudo da função da música como elemento importante na produção e veiculação da imagem do rei e do reino português sob a Dinastia de Avis. O poder régio fez farto uso de diferentes formas de espetáculo para veicular uma imagem de prosperidade e riqueza tanto para a Cristandade quanto para seus súditos. O teatro vicentino, aqui tomado como exemplo, integra um conjunto discursivo, o discurso do paço, que busca propagar, através de textos músicas, poesias e danças, a fama e a glória recém-conquistadas nas navegações. Gil Vicente (1465-1536), dramaturgo e poeta, responsável pelos espetáculos de corte, colocou efetivamente o poder em cena, promovendo uma verdadeira exibição do poder no período manuelino e joanino. A música desempenhou papel importantíssimo nesse teatro, trazendo grandiosidade, pompa e requinte para os espetáculos. A pesquisa incluiu análises de músicas utilizadas na dramaturgia vicentina, provenientes de cancioneiros portugueses e espanhóis.