> Banco de Dados - História e música na universidade

Dimensões da Vida Musical no Rio de Janeiro: de José Maurício a Gottschalk e Além, 1808 - 1889.

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
Carlos Eduardo de Azevedo e Souza

Orientador:
Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves

Local:
UFF

Data:
2003

Publicação - Livros / Artigos

Palavras-chave:
Século XIX; Período joanino; Música erudita; Ópera; Rio de Janeiro

Resumo:
O primeiro objetivo deste trabalho foi analisar a atividade da Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro, criada por D. João VI, em 1808, segundo o modelo da Capela Real de Lisboa, e que, durante seus mais de oitenta anos de existência, constituiu uma das principais instituições musicais do Brasil. Ao abrigar um coro e uma orquestra permanentes, ela representou a primeira experiência no país de conjuntos musicais estáveis mantidos pelo Estado. Graças a informações inéditas, obtidas através de pesquisa em arquivo, procurou-se revelar a atuação dos músicos e dos mestres-de-capela responsáveis por essa produção musical da principal igreja do Brasil no século XIX. Em segundo lugar, atentou-se, sobretudo já no segundo reinado, para as atividades operísticas e de concerto. Durante esse período, o Rio de Janeiro assistiu à apresentação de virtuoses internacionais, como Thalberg e Gottschalk, de cantores célebres, como Rosine Stoltz e Enrico Tamberlik, e de diversas companhias operísticas, que asseguraram uma intensa vida musical em certos momentos. Além disso, sociedades privadas as mais variadas organizavam recitais e bailes, com a participação de profissionais e de amadores, criando um amplo espaço para a atividade dos músicos, muitos imigrantes, como o português Arthur Napoleão. Com a criação de um conservatório por Francisco Manoel da Silva, de iniciativas para desenvolver uma produção musical nacional e de uma atividade editorial bastante intensa, esboçou-se, assim, a criação de um campo profissional para a música. No entanto, o movimento não decolou, permanecendo as atividades musicais de caráter artístico apenas uma marca de distinção para as reduzidas elites do império.