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Violão e identidade nacional: Rio de Janeiro 1830-1930.

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
Márcia Ermelindo Taborda

Orientador:
José Murilo de Carvalho

Local:
UFRJ

Data:
2004

Publicação - Livros / Artigos

Assunto:
Estudo sobre o surgimento do violão na música urbana popular brasileira, a partir dos anos 1830, e a consolidação deste instrumento como símbolo da música nacional e da identidade nacional.

Palavras-chave:
1830-1930; Música urbana popular; Identidade Nacional; Rio de Janeiro

Resumo:
Este trabalho trata da introdução do violão no Rio de Janeiro e da difusão do instrumento nas diferentes classes sociais. Para investigar a trajetória do violão pareceu-nos imprescindível tratar da organologia, da natureza física desse objeto e da palavra que o nomeia. O violão de seis cordas simples surgiu na Europa em fins do século XVIII. Chegou ao Brasil em princípios do século XIX, fator que levamos em conta para delimitar o início da investigação. Em seguida, procuramos reconstruir os processos que levaram ao surgimento da técnica e do repertório brasileiro, fatores que contribuíram para a introdução do instrumento às salas de concerto. No ambiente urbano, o violão foi eleito o acompanhador dos gêneros de canção popular. Ao lado do cavaquinho, o instrumento constituiu a base que deu suporte rítmico - harmônico aos conjuntos de choro, grupos que se difundiram no Rio de Janeiro a partir de meados do século XIX. Para finalizar, investigamos os processos de trocas culturais que permearam a difusão do instrumento e que culminariam com a identificação do violão como o timbre característico da alma brasileira.