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A voz e a partitura: teatro musical, indústria e diversidade cultural no Rio de Janeiro (1868-1908).

Tipo de documento:
Tese de Doutorado

Autor:
Fernando Antonio Mencarelli

Orientador:
Maria Clementina Pereira Cunha

Local:
UNICAMP -IFCH

Data:
2003

Publicação - Livros / Artigos

Assunto:
Estudo sobre o circuito do entretenimento urbano, no Rio de janeiro do século XIX, tomando-se como foco central o teatro musical e sua relação com a indústria cultural e a diversidade músico-cultural da época.

Palavras-chave:
Século XIX; Música urbana; Teatro Musical ; Indústria cultural; Rio de Janeiro

Resumo:
Tese em formato digital:
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000294474

O teatro musical foi um dos primeiros momentos de formação de uma ampla e diversificada rede de produtos culturais voltados para a crescente população urbana das grandes cidades do século XIX. Tornou-se um negócio lucrativo e em expansão a partir da década de 1870, no Rio de Janeiro, como exemplificam as trajetórias de alguns dos principais empresários teatrais do período e a abertura de inúmeras companhias que tinham a opereta, a mágica e a revista de ano como seus principais produtos. Voltada para o público heterogêneo das concentrações urbanas, essa nova empresa teatral desconsiderava o teatro edificante e investia na espetacularidade cênica, reunindo na produção de suas peças uma grande diversidade de sujeitos e práticas constitutivas do cenário cultural. Os artistas e profissionais envolvidos tornaram essa nova "indústria" do teatro musical um campo de diálogos e confrontos culturais, propulsor de sua popularidade. A diversidade da música popular que emergiu ou se associou a esse teatro musical encontrou distintos espaços e estratégias para sua difusão, contribuindo, principalmente através da canção popular, para a formatação de um circuito de diversão urbana massificada.