> Banco de Dados - História e música na universidade

A sinfonia ''Titã'' de Gustav Mahler e o segundo grau de significação no discurso musical: um estudo de semântica e estética da música.

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Antonio Henrique Lian

Orientador:
Luiz César Marques Filho

Local:
UNICAMP -IFCH

Data:
2003

Publicação - Livros / Artigos

Assunto:
Estudo sobre a sinfonia “Titã” de Gustav Mahler e o percurso histórico do pensamento estético sobra a música.

Palavras-chave:
Segunda metade do século XIX; Música erudita; Gustav Mahler; Escolas de Viena; Semântica e estética da música

Resumo:
Dissertação em formato digital:
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000296056

Através da análise da Sinfonia nº1, em ré maior ("Titã') de Gustav Mahler, o presente trabalho busca compreender a obra de arte musical como um universo de complexas significações metafóricas e inter-relações com outras formas de manifestação artística e cultural. Discute-se o percurso histórico do pensamento estético sobre a música e se avalia em que medida a antiga estética dos sentimentos e o formalismo alemão convergiram no nascimento dessa obra-prima musical, composta às portas da música moderna, entre a primeira e a segunda Escolas de Viena. A pesquisa propõe a elaboração de um discurso sobre a obra, recorrendo-se à análise direta das diversas versões da partitura (bem como de outras obras de Mahler que a antecederam e imediatamente sucederam), inventariando, ainda, os textos críticos e analíticos mais relevantes e reveladores sobre ela escritos. A detida análise de cada um dos seus movimentos busca elencar o conjunto de recursos expressivos e intenções musicais e extramusicais (como idéias filosóficas, argumentos literários, influências visuais e referências biográficas) utilizados em sua composição.