> Banco de Dados - História e música na universidade
Monteverdi. Humana Melodia.
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
Ibaney Chasin
Orientador:
Arnaldo Daraya Contier
Local:
USP - FFLCH
Data:
2003
Publicação - Livros / Artigos
Assunto:
Estudo sobre a dinâmica humano-social do homem do Renascimento, através da obra musical humanista/renascentista de Cláudio Monteverdi.
Palavras-chave:
Séculos XVI e XVII; Renascimento; Música humanista renascentista; Biografia; Europa
Resumo:
Esta investigação busca constituir o reconhecimento da lógica compositiva de Cláudio Monteverdi, personagem que se consubstanciou enquanto protagonista singular na mutável cena artística tardo-renascentista.
De modo que se dando forma a um texto que parte de uma exegese teórica, salta para a análise musical e por fim constitui uma tematização encentrada sobre a história, ou mais rigorosamente, sobre a dinâmica humano-social do homem do Renascimento, entende-se estabelecer o suposto e fim da sonoridade humanista monteverdiana. A qual é por fim determinada enquanto uma mimese do dizer.
Fontes:
Não especificadas.
Bibliografia específica:
ARISTÓTELES. Obras. Madrid, Aguilar, 1973.
FEBVRE, Lucien. Studi su Riforma e Rinascimento. Torino, Einaudi, 1966.
HEGEL, G. W. F. Esthétique. France, Flammarion, 1979.
LUKÁCS, G. Estetica. Barcelona, Grijalbo, 1982.
PLATÃO. Obras completas. Madrid, Aguillar Ediciones, 1972.
ROUSSEAU, J-J. Ensaio sobre a origem das línguas; no qual se fala da melodia e da imitação musical. SP, Abril Cultual, 1978.