> Banco de Dados - História e música na universidade
A invenção da música popular brasileira: de 1930 ao final do Estado Novo.
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
Luiz Otávio Rendeiro Correa Braga
Orientador:
Maria Manuela Ramos de Sousa e Silva
Local:
UFRJ
Data:
2000
Publicação - Livros / Artigos
Descritivo:
Publicado como artigo. Ver ficha específica.
Assunto:
Surgimento da chamada música popular brasileira no Rio de Janeiro das décadas de 1930 e 1940, como resultado de mudanças decorrentes da industrialização, da reavaliação da miscigenação e do apelo nacionalista.
Palavras-chave:
Décadas de 1930 e 1940; Era Vargas; Música popular brasileira; Samba; Rio de Janeiro
Resumo:
Estudo da invenção da música urbana popular produzida no Rio de Janeiro das décadas de 30 e 40. Análise da construção de um espaço artístico – tão logo cunhado música popular brasileira – como resultante de mudanças de percepção e sentido fortemente decorrentes do impacto das inovações técnicas que abundam no período e que implementam em nova perspectiva um dialogismo cultural repleto onde se revela uma tensão contínua com os setores de criação erudita. Num período sob forte clamor de industrialização, da reavaliação da miscigenação e dos valores negros para a cultura que se quer nacional, pontuado mesmo por apelos fortemente nacionalistas e onde se configura iminente uma sociedade de massas no país, músicos populares articulam-se com muito espírito de oportunidade em torno da invenção de uma tradição artística.
Fontes:
Não especificadas
Bibliografia específica:
ABREU, Martha. O Império do Divino. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1999.
ALENCAR, Edigar. Nosso Sinhô do Samba. Rio de Janeiro:FUNARTE, 1981
ALENCAR, Edigar. O Carnaval carioca através da música. Rio de Janeiro: Livraria Freitas Bastos, 1965
ANDERSON, Benedict. Nação e Consciência Nacional S. Paulo: Ed. Ática, 1989
ANDERSON, Perry. Modernidade e Revolução. Novos Estudos.S. Paulo: CEBRAP, no.14,
1986.
ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. S. Paulo:Ed. Martins, 1962.
_______________ Música, Doce Música. S. Paulo:Ed. Martins ( 2a. ed.), 1976
BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular Na Idade Média e no Renascimento. O Contexto de François Rabelais. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 3a. edição, 1977.
BENJAMIM, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In Lima, Luiz Costa Lima. Teoria da Cultura de Massa.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990; 4a. ed.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico., Lisboa: Memória e Sociedade, DIFEL, 1989
BURKE, Peter. A Escrita da História: Novas Perspectivas.S. Paulo: UNESP, 1992.
BURKE, Peter. Variedades de História Cultural. Rio de Janeiro: Ed. Civilização
Brasileira, 2000.
BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna. S. Paulo: Cia. Das Letras, 1989.
CARVALHO, José Murilo. A Formação das Almas: O imaginário da república no Brasil. Companhia das Letras S. Paulo: 1998
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: Artes de Fazer Petrópolis: Editora Vozes, 3a. ed., 1998.
CERTEAU, Michel de. A Cultura no Plural. S. Paulo: Papirus, 1998.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, (2a. ed. Brasileira), 2000
CHAUI, Marilena. O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira / Seminários. S. Paulo, Editora Brasiliense, 1983
CONTIER, Arnaldo Daraya. Brasil Novo: Música, Nação e Modernidade: os anos 20 e 30. FFLCH/USP. Capítulo Io. S. Paulo: 1988. Tese de Livre Docência.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Ed. Contraponto, 1998.
EFEGÊ, Jota Maxixe - A Dança Excomungada. Rio de Janeiro: Ed. Conquista, 1974
FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. S. Paulo: Ed. Record, 30ª edição .
GOMES, Ângela de Castro. A Invenção do Trabalhismo. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2a. edição, 1994.
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos. O breve século XX 1914 - 1991. S. Paulo, Companhia das Letras, 1994.
HOBSBAWM, Eric. História Social do Jazz. S. Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
HOBSBAWM, Eric; Ranger, Terence. a invenção das tradições. S. Paulo: Paz e Terra,1997
HOLANDA, S. Buarque. Raízes do Brasil. S. Paulo: Companhia das Letras, 1996
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1996
LE GOFF, Jacques. A História Nova. S. Paulo: Martins Fontes, 1998.
LE GOFF, Jacques; Nora, Pierre. História. Novos Problemas. Ed. Francisco Alves. Rio de Janeiro, 1995
LENHARO, Alcir. Cantores do Rádio. S. Paulo: Editora da Unicamp,1995.
MATOS, Cláudia. Acertei no Milhar: samba e malandragem no tempo de Getúlio.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982
NAVES, Santuza C. O Violão Azul. Rio de Janeiro: ed. FGV, 1998
ORTIZ, Renato. A Moderna Tradição Brasileira. Cultura Brasileira e Indústria Cultural. S. Paulo: Ed Brasiliense, 1995 (5a. Ed)
ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. S. Paulo: Ed. Brasiliense (4a. Edição), 1994
PEDRO, Antônio. O Imperialismo Sedutor: A Americanização do Brasil na época da Segunda Guerra. S. Paulo: Companhia das Letras, 2000.
PEDRO, Antônio. Samba da Legitimidade.. FFLCH/USP, S. Paulo: 1980. mimeo Tese de mestrado.
RAYNOR, Henry. História Social da Música. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981
SQUEFF, Enio; WISNIK, José Miguel. O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira. Música. São Paulo, Brasiliense, 1982
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão. . S Paulo: Brasiliense, 1989
SEVCENKO, Nicolau. Orfeu Extático na Metrópole. S. Paulo sociedade e cultura nos frementes anos 20. S. Paulo: Cia. Das Letras, 1992
SEVCENKO, Nicolau. (Org.) História da Vida Privada no Brasil. República: da Belle Époque à Era do Rádio. São Paulo, Cia. Das Letras, 1998
TINHORÃO, José Ramos. Os Romances em Folhetins no Brasil (1830 à atualidade). São Paulo, Livraria Duas Cidades, 1994.
TINHORÃO, José Ramos. Música Popular: um tema em debate. Rio de Janeiro, Saga, 1966
TINHORÃO, José Ramos. Música Popular: Teatro e Cinema. Petrópolis, Ed. Vozes, 1972.
TINHORÃO, José Ramos. Música Popular - do Gramofone ao Rádio e TV. São Paulo, Ática, 1978
TINHORÃO, José Ramos. Raízes da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro, Rio Fundo, 1991
TINHORÃO, José Ramos. Pequena História da Música Popular Brasileira. São Paulo, Art Editora, 1986
TINHORÃO, José Ramos. Música Popular. De Índios, Negros e Mestiços. Petrópolis, Vozes, 1972.
TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Popular Brasileira. Lisboa: Editorial Caminho, 1990
TINHORÃO, José Ramos. A imprensa Carnavalesca no Brasil: um panorama da linguagem cômica. São Paulo, Hedra, 2000.
VASCONCELLOS, Ary. Panorama da música brasileira na belle époque. Rio de Janeiro, Livraria Sant’ana LTDA. Editora, 1977
WISNIK, José Miguel. O Coro dos Contrários: a música em torno da semana de 22. São Paulo, Duas Cidades, 1983