> Banco de Dados - História e música na universidade
A polifonia das modinhas. Diversidade e tensões musicais no Rio de Janeiro na passagem do século XIX ao XX.
Tipo de documento:
Dissertação de mestrado
Autor:
Uliana Dias Campos Ferlim
Orientador:
Maria Clementina Pereira Cunha
Local:
UNICAMP -IFCH
Data:
2006
Publicação - Livros / Artigos
Assunto:
Estudo sobre a produção musical, no Rio de Janeiro da virada do século XIX para o XX, levando em consideração o surgimento da indústria fonográfica e das discussões estéticas que decorriam das divergências sócio-econômicas dos artistas.
Palavras-chave:
Séculos XIX (fim) – XX (início); Canções urbanas; Indústria Cultural; Indústria Fonográfica; Rio de Janeiro
Resumo:
Dissertação em formato digital:
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000376567
Avalia a produção e circulação de canções na cidade do Rio de Janeiro dentre o final do século XIX e o início do século XX. Foram utilizados cancioneiros produzidos por diferentes autores e editoras (o mais antigo deles foi publicado em 1871). Assim como catálogos da mais importante casa de comercialização de fonogramas, a primeira do país, fundada em 1902, a Casa Edison. Esta casa, propriedade do empresário Fred Figner, passou a contratar artistas para a gravação de músicas e posterior comercialização. As músicas gravadas tinham intensa circulação no mercado mais amplo das diversões musicais da cidade. Pessoas de variada origem econômica e social disputavam espaço como artistas e desenvolviam estratégias para o seu reconhecimento individual e profissional. Através da pesquisa podemos entender as discussões estéticas como parte de um quadro social que tem ligações mais profundas com a ordem social e econômica mais geral. As questões raciais e da identidade nacional são acionadas neste jogo de embates da vida cotidiana que é essencialmente político.
Fontes:
Cancioneiros
• Canções de Colombina. Canções e cançonetas populares. Coordenadas por Fagundes Baeta. Rio de Janeiro: Imprensa Pacheco – Rua Camerino, 168, 1917.
• Cantor de Modinhas Brazileiras. Coleção completa de lindas modinhas, lundus, recitativos, etc, etc. 9ª edição. Muito aumentada. RJ-SP, Laemmert e C. Rua do Ouvidor, 66. 1895
• Carlos Góes, Mil quadras populares brasileiras. Recolhidas e prefaciadas por Carlos Góes, catedrático do Ginásio Mineiro, membro da Academia Mineira de Letras, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, etc. Rio de Janeiro, F. Briguiet e Cia. Ed., Rua Sachet, 23, 1916.
• Catulo da Paixão Cearense, Modinhas. Rio de Janeiro: Livraria Império, 1943. Seleção organizada, revista, prefaciada e anotada por Guimarães Martins de acordo e com uma introdução do autor, e uma apreciação de Carlos Maul Catulo da Paixão Cearense, Poemas escolhidos, Guimarães Martins (org.), Rio de Janeiro: Livraria Ed. Zelio Valverde, 1944.
• Catulo da Paixão Cearense. Lira brasileira. Repertório de modinhas populares. Escritas e colecionadas por Catulo, autor do “Cancioneiro Popular”. Rio de Janeiro: Quaresma, 1908.
• Catulo da Paixão Cearense. Lyra dos Salões. Magistral coleção de belíssimas modinhas brasileiras próprias para serem cantadas em reuniões familiares, em festas colegiais, concertos, etc, trazendo a indicação das músicas por Catulo da Paixão Cearense. Rio de Janeiro: Liv. Quaresma, 1926.
• Catulo da Paixão Cearense. Novos cantares por Catulo da Paixão Cearense com as apreciaçãoes dos drs. Rocha Pombo, Luiz Murat, Egas Moniz (Pethion de Villar) e Alberto de Oliveira. Rio de Janeiro: Livraria do Povo. Quaresma e C. Livreiros e editores, 71 e 73, Rua de s. José, 1909.
• Catulo da Paixão Cearense. O cancioneiro popular, Rio de Janeiro: Quaresma, 1908.
• Eduardo das Neves (Org.) Mistérios do violão. Grandioso e extraordinário repertório de modinhas brasileiras por Eduardo das Neves. Autor d’O cantor de modinhas, d’O trovador da malandragem e da marcha Santos Dumont. Rio de Janeiro: Livraria do Povo – Quaresma e C. Livreiros-Editores, 1905.
• Eduardo das Neves. Trovador da Malandragem, Rio de Janeiro: Livraria Quaresma Editora, 1926, s/ nº edição.
• Joaquim Norberto Souza e Silva (Org.) A cantora brasileira. Nova colleção de hymnos, canções e lundus – tanto amorosos como sentimentaes precedidos de algumas reflexões sobre a musica no Brazil, Rio de Janeiro: Garnier, 1878.
• Mello Moraes Filho (Org.) Cantares Brasileiros. Cancioneiro fluminense no 4º centenário. Rio de Janeiro, Jacintho Ribeiro dos Santos Editor, 1900, 2 volumes, vol. 1 parte poética e vol. 2 parte musical. Livraria Cruz Coutinho.
• Mello Moraes Filho (Org.) Serenatas e saraus. Coleção de autos populares, lundus, recitativos, modinhas, duetos, serenatas, barcarolas e outras produções brasileiras antigas e modernas. Rio de Janeiro: H. Garnier Livreiro-Editor, 1901, 3 volumes.
• Noites cariocas, explendida colecção de modinhas, lundus, recitativos, monólogos, comédias, etc. Rio de Janeiro: Editora Cia. Brasileira de Artes Gráphicas (Antiga Casa Martins e C.) Rua do Hospício, 147, 1900.
• Trovador Brasileiro ou Novíssimo Cantor de Modinhas. Contendo esplêndida e escolhida coleção de modinhas, recitativos, lundus, romanzas... Rio de Janeiro: Editora Quaresma, 1904.
Periódicos
• A Estrela D’Alva (Rio de Janeiro)
• A Época (Rio de Janeiro)
• Careta (Rio de Janeiro)
• Correio da Manhã (Rio de Janeiro)
• Fon-Fon (Rio de Janeiro)
• Gazeta Americana (Porto Alegre)
• Gazeta de Notícias (Rio de Janeiro)
• Jornal do Brasil (Rio de Janeiro)
• Lyra de Apolo (Rio de Janeiro)
• O Beijo (Rio de Janeiro)
• O Paiz (Rio de Janeiro)
• O Sorriso (Rio de Janeiro)
• O Trovador (Rio de Janeiro)
• Revista Musical (Rio de Janeiro)
LPs
• LP Os ídolos do rádio, vol. XX – Almirante, Collector’s Studio Ltda. Na internet: http://www.collectors.com.br/Leiloes/CIR020.shtml
CDs
• Viagem pelo Brasil, Ana Maria Kieffer, Eldorado, 1990.
• Pixinguinha, Raízes do samba, gravações originais lançadas pela primeira vez em 1968, no LP “Gente da Antiga”, com Clementina de Jesus e João da Baiana.
• Do cóccix até o pescoço, Elza Soares, Maianga Discos, s/d, c. 2003.
Páginas eletrônicas
• http://www.amulhernaliteratura.ufsc.br/catalogo/juliaLopes_vida.html (Grupo de trabalho A mulher na literatura”, ANPOLL, 2002-2004, Associação nacional de pós-graduação e esquisa em Letras e Lingüística)
• http://www.apcl.com.br/noticias/coluna_carlosmaul.htm (Academia Petropolitana de Letras)
• http://www.bn.br (Fundação Biblioteca Nacional)
• http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/autores/machadodeassis/variashistorias/variashistorias.html (USP, Biblioteca Virtual)
• http://www.collectors.com.br (Estúdio de restauração de áudios)
• http://daniellathompson.com/Texts/Le_Boeuf/cron.pt.17.htm (Revista Brasiliensis)
• http://www.dicionariompb.com.br (Dicionário Cravo Albim de Música Popular Brasileira)
• http://www.geocities.com/aochiadobrasileiro (História do carnaval brasileiro)
• http://www.ihp.org.br (Instituto Histórico de Petrópolis)
• http://www.jornalmovimento.com.br/omar.htm
• http://www.samba-choro.com.br (Agenda do samba-choro)
Dissertação em formato digital:
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000376567
Bibliografia específica:
ABREU, Martha C. “Eduardo das Neves (1874-1919): histórias de um crioulo malandro”. In: ABREU, Martha. O Império do Divino, festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro (1830-1900). Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1999.
ALENCAR, Edigar de. O carnaval carioca através da música. Rio de Janeiro/ Brasília, Francisco Alves/INL, 1985.
ALMEIDA, Renato. História da música brasileira. RJ, F. Briguiet e Cia, 1926.
ALVARENGA, Oneyda. Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro, Globo, 1950.
ANDRADE, Mário de. Modinhas Imperiais. Belo Horizonte, Itatiaia, 1980.
CARVALHO, José Murilo de. “O Rio de Janeiro e a República”. In: Revista Brasileira de
História, ANPUH, Editora Marco Zero, 1985.
EFEGÊ, Jota. Figuras e coisas da música popular. Rio de Janeiro, MEC/Funarte, 1978.
HOBSBAWM, Eric J. Hobsbawm e RANGER, Terence. A invenção das tradições. São Paulo, Paz e Terra, 1997.
KIEFER, Bruno. A modinha e o lundu: duas raízes da música popular brasileira. Porto Alegre, Movimento, 1976.
SCHWARZ, Lilia Schwarcz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. São Paulo, Cia das Letras, 1993.
TINHORÃO, José Ramos. Música popular de índios, negros e mestiços. Rio de Janeiro, Vozes, 1972.
TINHORÃO, José Ramos. Pequena História da Música Popular: da modinha ao tropicalismo. São Paulo, Art Editora, 1986.
VARNHAGEN, Francisco Adolfo de. História Geral do Brasil. (1855). São Paulo, Melhoramentos, 1978, 3 vol.
WISNIK, José Miguel. “Getúlio da Paixão Cearense”. In: Ênio Squeff e José Miguel Wisnik. O nacional e o popular na cultura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1983, 2ª edição.
WISNIK, José Miguel. Sem receita. São Paulo, Publifolha, 2004.