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O escândalo de uma nova perspectiva: trajetória do movimento do rock argentino (1966-1973).

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Renata Batista de Oliveira

Orientador:
Yvone Dias Avelino

Local:
PUC-SP

Data:
2006

Publicação - Livros / Artigos

Assunto:
Estudo sobre o surgimento do rock argentino e a relação deste movimento músico-cultural com o período do regime militar argentino dos anos 1960.

Palavras-chave:
Décadas de 1960 e 1970; Ditadura Militar na Aregntina; Rock; Música engajada; Argentina

Resumo:
Dissertaçaõ em formato digital:
http://www.sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3317

Nos anos 1960, a revolução cultural desencadeada em países como EUA, Inglaterra e França chegou à Argentina e, mais especificamente, à capital federal Buenos Aires. Enquanto isso, a indústria fonográfica passou a investir de modo mais sistemático no segmento da música jovem, com a contratação de artistas que deviam se adequar à moda do momento. Foi neste cenário que surgiu o rock argentino, cuja bandeira foi então levantada por músicos e adeptos que buscavam se diferenciar dos demais artistas vinculados ao rótulo da música jovem. O presente trabalho estuda a trajetória desse movimento, entre os anos de 1966 e 1973, período no qual a Argentina viveu sob a ditadura militar dos generais Juan Carlos Onganía, Roberto M. Levingston e Alejandro Lanusse. Um período no qual uma forte repressão também influenciou no fortalecimento do movimento, inspirado nos ideais da contra-cultura norte-americana.

Fontes:
Depoimentos e entrevistas
• Depoimentos a Fernandez Bitar, Marcelo. Historia del rock en Argentina. 2ª, Buenos Aires, Distal, 1993: Alberto ‘Pipo’ Lernoud (p.22); Billy Bond (p.52)
• Depoimentos a Abalos, Ezequiel. Pequeñas anécdotas del rock de acá – los primeros 10 años. Buenos Aires, autor, 2004: Billy Bond (pp.21-22). Edelmiro Molinari (p.31); Mauricio ‘Moris’ Birabent (pp. 25-26); Emilio Del Guercio (p.41); Alejandro Medina (p.53)
• Depoimentos de Billy Bond a Victor Pintos. Disponível em www.rock.com.ar
• Entrevista a Grinberg, Miguel. Como vino la mano – orígenes del rock argentino. 3ª . Buenos Aires, Distal, 1993, Alberto ‘Pipo’ Lernoud (pp.40-56); Litto Nebbia (pp.56-65); Maurício ‘Moris’ Biradent (pp.36-39); Jorge Alvarez (pp.66-77); Luis Alberto Sprinetta (pp.78-98).

Jornais e revistas consultados
• La nación (Buenos Aires, edições entre 1966-72)
• La Razón (Buenos Aires, edições de 1970 e 1972)
• Crónica (Buenos Aires, edições entre 1970-72)
• Semanario (Buenos Aires, edições de 1972)
• Primera plana (Buenos Aires, edições de 1968)
• Revista gente (y actualidad) (Buenos Aires, Editorial Atlántica, edições de junho de 1970)

Jornais e revistas reproduzidos de outros autores
• COLAO, Daniel. “De como y con quiénes empezó la cora en nuestro país”. In: Revista Rock Superstar, 1978.
• SANTAGADA, Luis. “Idolos de Barro”. In: Revista Panorama, 1967.
• FERNÁDEZ BÍTAR, Marcelo. História del rock en Argentina. 2ª. Buens Aires, Distal, 1993
- Revista Panorama, edição de 19/11/1968, p.33
- Crônica, edição de 20/12/1968 p.33
- Trecho de reportagens de Julio Bartnik para semanário así, p.32

Documentos da revolução Argentina:
• Acta – anexo 3: objetivos políticos – Fines de la revolución. Objetivos generales. In: Boletín oficial de la República Argentina. Buenos Aires, Presidencia de la Nación, ed. de 19/07/1966
• Directiva: planeamento y desarrollo de la acición del gobierno. Buenos Aires, Presidencia de la Nación, 1966.

Manifestos e planfletos
• GRINBERG, Miguel. Como vino la mano – Orígenes del rock argentino. 3a. Ed. Buenos Aires, Distal, 1993.
- SPINETTA, Luis Alberto. Manifesto rock, musica dura. La suicidada. pp. 149-151
- LERNOLD, Alberto “Pipo”. Panfleto Bar Moderno, 1966. p. 44
• Disponível em www.magicasruinas.com.ar
- LERNOLD, Alberto “Pipo”. Manifesto do dia, 21/09/1967
- GRINBERG, Miguel. Editorial Rolanroc, janeiro 1974.
• Canções analisadas
- Sui generis. Vida, Talant, 1972.
- Moris. Treinta Minutos de Vida. Mandioca, 1970.
- Almendra. Almendra. RCA, 1969.
- Astor Piazzolla. Piazzolla por siempre. Colección La Nación, s.d.
- Claudio Gabis. Claudio Gabis, MIC S.A., 1981.
- Rolling Stones. Beggars Banquet. 1968.
- The Who (gravação caseira)
- Little Richards (gravação caseira)

Bibliografia específica:
ADORNO, T. W. Teoria da cultura de massa. 2a. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.
BANDEIRA, Moniz. Estado nacional e política internacional na América Latina: o continente nas relações Argentina-Brasil. Brasília, Ensaio, 1998.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. v. 1 e 3. 3a. ed. São Paulo, Brasiliense, 1987.
BURKE, Peter. O renascimento italiano: cultura e sociedade na Itália. São Paulo, Nova Alexandria, 1999.
CORTÁZAR, Julio. Relatos. Buenos Aires, Editorial Sudans, 1972.
HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). 2a ed. São Paulo, Cia da Letras, 1995.
HOBSBAWM, Eric. A história social do jazz. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990.
HOBSBAWM, Eric e RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984.
HOBSBAWM, Eric. Sobre história. SP, Cia das Letras, 1998.
KEROUAC, Jack. On the road - Pé na Estrada. São Paulo, Brasiliense, 1987.
NAPOLITANO, Marcos.Seguindo a canção: engajamento político e indústria cultural na MPB (1959-1969). São Paulo, Annablume/Fapesp, 2001.
NOVAES, Adauto. Anos 70: música popular. Rio de Janeiro, Europa, 1980.
NOVAES, Adauto. Tempo e história. São Paulo, Cia. das Letras/Secret. Municipal de Cultura, 1992.
ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo, Brasiliense, 1981.
THOREAU, Henry. A desobediência civil. Porto Alegre, LPM, 1997.