> Banco de Dados - História e música na universidade

A polifonia do protesto negro: movimentos culturais e musicalidades negras urbanas, 1970-1980.

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Salomão Jovino da Silva

Orientador:
Maria Odila Leite da Silva Dias

Local:
PUC-SP

Data:
2000

Publicação - Livros / Artigos

Assunto:
Estudo sobre a produção cultural e musical dos negros nos anos 1970 e 1980 e a relação desta produção musical com a ancestralidade africana e com a inserção social do negro no século XX.

Palavras-chave:
Décadas de 1970 e 1980; Música engajada; Cultura Urbana; Negros; Brasil

Resumo:
Interpreta as práticas culturais urbanas nos anos de 1970 e 1980, tomando as canções e discos como registro histórico e identificando na produção musical negra engajada, uma multiplicidade de noções de pertencimento à ancestralidade africana. Localiza nas canções as reelaborações do passado dos afro-descendentes, ressignificações de símbolos, imagens e representações, em um processo tanto de criação artística como de inserção social. Procura historicizar os itens culturais que circulam no meio negro urbano, politizando-o e criando uma nova visibilidade das relações étno-raciais.

Fontes:
Discografia: quase quarenta discos usados, entre eles: Milton Nascimento, Gilberto Gil, Thaíde e DJ Hum etc

Bibliografia específica:
ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo, Martins, 1972.
BENJAMIN, Walter. Os cacos da história. São Paulo, Brasiliense, 1982.
BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo, Ática, 1995.
CALDAS, Waldenyr. Luz de néon: canção e cultura na cidade. São Paulo, Ed. Studio Nobel/Sesc, 1995.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1artes de fazer. Petrópolis, Vozes, 1998.
CONTIER, Arnaldo Daraya. Arte e estado: música e poder na Alemanha dos anos 30. Revista Brasileira de História, DH/FFLCH/USP, São Paulo, 1987-1988.
DIAS, Maria Odila Leite da Silva. Cotidiano e poder em São Paulo no século XIX. São Paulo, Brasiliense, 1984.
GORENDER, Jacob. O escravismo colonial. São Paulo, Ática, 1992.
HOBSBAWM, Eric. A história social do jazz. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990.
HUNT, Lynn. A nova história cultural. SP, Martins Fontes, 1995.
IANNI Otávio. As metamorfoses dos escravos: apogeu e crise da escravatura no Brasil meridional. São Paulo, DIFEL, 1962.
MARIZ, Vasco. A canção brasileira. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1985.
MORAES, José Geraldo Vinci de. As sonoridades paulistanas: a música popular na cidade de São Paulo. Final do século XIX e início do século XX. Rio de Janeiro, Funarte, 1995.
ORTIZ, Renato. A morte branca do feiticeiro negro: umbanda e sociedade brasileira. São Paulo, Brasiliense, 1991.
SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo, Cia das Letras, 1992.
TINHORÃO, José Ramos. História da música popular brasileira, n. 48, RCA/Abril Cultural, São Paulo, 1972.