> Banco de Dados - História e música na universidade

Bossa Nova é sal, é sol, é sul: música e experiências urbanas (Rio de Janeiro, 1954-1964).

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Simone Luci Pereira

Orientador:
Maria Izilda Santos de Matos

Local:
PUC-SP

Data:
1998

Publicação - Livros / Artigos

Assunto:
Estudo sobre a Bossa Nova, nos anos 1954-1964, buscando-se as relações e influências deste novo estilo musical com as transformações radicais que ocorreram no Rio de Janeiro na mesma época.

Palavras-chave:
Décadas de 1950 e 1960; Música Popular; Bossa Nova; Cotidiano; Rio de Janeiro

Resumo:
Analisa a Bossa Nova centrando-se na questão do urbano, da percepção, pelas músicas, da dinâmica de um Rio de Janeiro em transformação – tanto nas maneiras de se ver a cidade, o que expressava novas formas de se ver o mundo, novas formas de ser, de agir e de se sentir (e até de se morar), como também na ocupação sistemática de novos espaços urbanos, como a praia, Copacabana e Ipanema, enfim, em novas formas de relação tanto no âmbito público como no privado. Analisa-se os projetos, símbolos e modelos comportamentais da Bossa Nova, no que eles dizem respeito à cidade na sua dinâmica histórica, em suas mudanças nas relações entre novo e arcaico, público e privado, feminino e masculino, bem como no que dizem respeito à Bossa Nova como um novo estilo de vida, para além de um novo estilo musical. Uma tentativa de rastrear a experiência urbana dos sujeitos da Bossa Nova no seu meio urbano: o Rio de Janeiro.

Fontes:
Não especificadas.

Bibliografia específica:
BOSI, Alfredo. Cultura como tradição. In: BORNHEIM, Gerd (org.). Cultura brasileira: tradição e contradição. RJ, Zahar, 1987.
BURKE, Peter. A escrita da história. São Paulo, Edunesp, 1992.
CALDAS, Waldenir. Iniciação à música popular brasileira. São Paulo, Ática, 1985.
CONTIER, Arnaldo Daraya. “Arte e Estado – música e poder na Alemanha dos anos 30” - Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 8, n. 15, pp. 107-122, set. 1987, fev. 1988.
LENHARO, Alcir. Cantores do rádio. A trajetória de Nora Ney & Jorge Goulart e o meio artístico do seu tempo. SP, UNICAMP, 1995.
MORAES, José Geraldo Vinci de. Sonoridades paulistanas: final do século XIX ao início do século XX. Rio de Janeiro, Funarte, 1995.
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo, Brasiliense, 1994.
SARTRE, J. P. A idade da razão. SP, Abril Cultural, 1979.
SCHWARTZ, R. Nacional por subtração. In: BORNHEIM, Gerd. (org.). Cultura brasileira: tradição e contradição. RJ, Zahar, 1987.
TATIT Luiz. Semiótica da canção: melodia e letra. São Paulo, Escuta, 1994.
TATIT, Luís. O cancionista. Composição de canções no Brasil. São Paulo, Edusp, 1996.
THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros. RJ, Zahar, 1978.
TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular brasileira. Petrópolis, Vozes, 1978.
TOTA, Antonio Pedro. O samba da legitimidade. Cópia de Dissertação de Mestrado, FFLCH/USP, 1983.
WISNIK, José Miguel. Algumas questões de música e política no Brasil. In: Alfredo Bosi (org.). Cultura brasileira: temas e situações. São Paulo, Ática, 1987, p 114-123.