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Caixa preta: samba e identidade nacional na era Vargas – impacto do samba na formação da identidade na sociedade industrial, 1916-1945.
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
Magno Bissoli Siqueira
Orientador:
Wilson do Nascimento Barbosa
Local:
USP - FFLCH
Data:
2004
Publicação - Livros / Artigos
Assunto:
Estudo sobre as relações entre o samba e a construção de uma identidade nacional, almejada pelo Estado varguista das primeiras décadas do século XX.
Palavras-chave:
1916-1945; Música Popular; Samba; Rádio; Brasil
Resumo:
O presente trabalho estuda as relações entre o samba e a construção de uma identidade nacional, idealizada sob o paradigma da sociedade industrial e da cultura de massas. O cerne da pesquisa consiste no impacto da urbanização e da reforma do Estado sobre o avanço da radiodifusão, da indústria fonográfica e dos espetáculos. Neste contexto, o papel de representação da identidade nacional através do samba foi intentado pelo Estado varguista. Desde um modelo inicial, o samba fatia-se em derivações que lhe permitirão, ao mesmo tempo, suprir a demanda de um novo mercado, e servir como representante de um Estado que se quer nacional. O samba é analisado como catalisador dos novos mitos em formação, percebido e projetado na consciência coletiva pelo poder do Estado. A partir desta hipótese intenta-se reconstituir o fato histórico de uma brasilidade. A ela quis-se projetar, tanto para o ideário interno quanto externamente, no quando da política de “boa vizinhança”.
Fontes:
•Pelo telefone, por Donga, RJ, registrada na Biblioteca Nacional n 3295, 16/12/1916
•A malandragem, Bide e Francisco Alves, RJ, transcrições das músicas da fita- cassete Candomblé Ache Ilê Oba, Caritas, SP, n 422.502.
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