> Banco de Dados - História e música na universidade
Um Brasil brasileiro: música, política e brasilidade, 1930-1945.
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
João Ernani Furtado Filho
Orientador:
Elias Thomé Saliba
Local:
USP - FFLCH
Data:
2004
Publicação - Livros / Artigos
Assunto:
Estudo sobre a produção da música popular no Brasil moderno dos anos 1930 e 1940, revelando os imaginários da brasilidade que eram expostos pela radiodifusão, o meio fonográfico, o samba e a música censurada pelo Estado da época de Vargas.
Palavras-chave:
1930-1945; Música Popular; Identidade Nacional; Era Vargas; Brasil
Resumo:
A música popular é uma das imagens mais representativas e reconhecidas do Brasil. Esta pesquisa analisa como as músicas e canções projetaram uma imagem plausível dos imaginários da brasilidade: que aqui seria a terra de Deus, um país gigante pela própria natureza, de uma gente pacífica e festiva. Neste trabalho, a música popular não é pensada apenas como documentação historiográfica, mas como objeto do estudo em si. Nos anos 1930 e 1940 a propaganda política estimulou a aproximação entre governantes e músicos populares, mas foi justamente a este período que posteriormente se cunhou a expressão época de ouro.
Fontes:
Fontes fonográficas
• Mais de 260 músicas, canções utilizadas. Sambas, marchas, valsas, canção tango, fox trot... de 1930-45.
Fontes hemerográficas
• Revista Cultura política, revista mensal de estudos brasileiros (1941-45)
• Revista Ciência política. Órgão do Instituto Nacional de Ciência Política (1941)
• Revista Vamos Lêr! (1939-43)
• Revista Fon-fon (1930-45)
• Revista Pranove (1938-40)
• Apelo ao Chefe do Governo Provisório da República Brasileira Memorial, dirigido por H. Villa-Lobos ao Chefe do Governo Provisório: Getúlio Vargas. Coletado no Arquivo Multimeios do Centro Cultural São Paulo (IDART/CCSP)
• Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). A música nacionalista no Governo Getúlio Vargas. RJ, s/d
• PEREIRA, Antônio Sá. A música no Estado Novo. Relatório apresentado a Gustavo Capanema, em 8/12/1940. RJ, CPDOC (CG/g 35.00.00/3)
Fontes bibliográficas
• ALMIRANTE. No tempo de Noel Rosa. 2a ed. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1977.
• EFEGÊ, Jota. Figuras e coisas da música popular brasileira. Rio de Janeiro, Funarte, 1978.
• LAGO, Mário. Na rolança do tempo. RJ, Civilização Brasileira, 1976.
• MURCE, Renato. Bastidores de rádio. Fragmentos de rádio de ontem e hoje. RJ, Imago, 1976.
Bibliografia específica:
ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. São Paulo, Ática, 1989.
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. SP, Cia das Letras, 1997
BURKE, Peter. A cultura popular na idade moderna. São Paulo, Cia. das Letras, 1989.
CABRAL, Sérgio. “Getúlio Vargas e a música popular brasileira”. In: Ensaios de opinião. RJ, Inúbia, 1975.
CABRAL, Sérgio. As escolas de samba do Rio de Janeiro. RJ, Lumiar, 1996.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2000.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 2a ed. Petrópolis, Vozes, 1996.
CONTIER, Arnaldo Daraya. Música e ideologia no Brasil. 2a. ed., São Paulo, Novas Metas, 1985.
FREYRE, Gilberto. Casa-Grande e Senzala. RJ, Record, 1994 (1933).
GOMES, Ângela M. de C. A invenção do trabalhismo. São Paulo, Vértice, 1988.
HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). 2a ed. São Paulo, Cia da Letras, 1995.
HOBSBAWM, Eric e RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1984.
HOBSBAWM, Eric. A história social do jazz. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1990.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 25a ed. Rio de janeiro, José Olympio, 1993.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 3a. ed. Campinas, Ed. da Unicamp, 1994.
MORAES, José Geraldo Vinci de. Metrópole em sinfonia: história, cultura e música popular em São Paulo nos anos 30. São Paulo, FFLCH/USP, 1997. Tese de Doutorado.
ORTIZ, R.. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo, Brasiliense, 1994.
SALIBA, Elias Thomé. As utopias românticas. São Paulo, Brasiliense, 1991.
TOTA, Antonio Pedro. O samba da legitimidade. Cópia de Dissertação de Mestrado, FFLCH/USP, 1983.
VASCONCELOS, Ary. A música nova da República Velha. RJ, s/e, s/d.
WISNIK, José Miguel. Getúlio da Paixão Cearense (Villa-Lobos e o Estado Novo). In: O nacional e o popular na cultura brasileira – música. São Paulo, Brasiliense, 1982.
WISNIK, José Miguel. Algumas questões de música e política no Brasil. In: Alfredo Bosi (org.). Cultura brasileira: temas e situações. São Paulo, Ática, 1987, p 114-123.