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“A história é uma colcha de retalhos” Historiografia, linguagem e produção artística: política e tempo histórico na Ditadura Militar (Brasil, 1969 -1986).
Tipo de documento:
Tese de Doutorado
Autor:
Sérgio Alves de Souza
Orientador:
Marco Antonio da Silva
Local:
USP - FFLCH
Data:
2002
Publicação - Livros / Artigos
Assunto:
Estudo sobre a produção artística e cultural (teatro, cinema e música popular) durante a ditadura militar brasileira, através de uma via historiográfica que utiliza novas fontes, seguindo a tradição dos Annales.
Palavras-chave:
1969-1986; Ditadura Militar; Música popular brasileira; Tradição dos Annales; Produção artísitica
Resumo:
O trabalho analisa parte da produção cinematográfica, teatral e da música popular brasileira do período entre 1969 e 1986, buscando apreender as diferentes concepções de temporalidade presentes nestas obras. Como fundo, tem-se uma discussão de seus referenciais políticos e articulações com a historiografia e com materiais similares, porém com outras preocupações temáticas.
A abordagem passa por dois pontos centrais: uma conexão do viés critico das discussões de Vesentini sobre a memória histórica à abertura de novas fontes, vinculada à tradição dos Annales, e a proposição de uma articulação entre a Historiografia e a Semiótica Narrativa e Discursiva francesa, baseada na produção de A. J. Greimas e seus continuadores.
Fontes:
Discos e canções
• Mais de 80 canções e discos utilizados de Cazuza, Chico Buarque, Elis Regina, Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Ivan Lins, Raul Seixas.
Filmes
• A idade da terra, dir. Glauber Rocha, 1980
• Chico rei, dir. Walter Lima Jr., 1986
• Macunaíma, dir. Joaquim Pedro de Andrade, 1969
• Os saltimbancos trapalhões, dir. J. B. Tanko, 1981
• Quilombo, dir. Cacá Diegues, 1984
Bibliografia específica:
Cultura e política brasileiras no período (análises, balanços, debates)
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História e historiografia (debates teóricos, tradições, perspectivas)
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