> Banco de Dados - História e música na universidade

Sérgio Pimenta: canção e propaganda religiosa (1968-1987)

Tipo de documento:
Dissertação de mestrado

Autor:
Érica de Campos Vicentini

Orientador:
Arnaldo Daraya Contier

Local:
USP - FFLCH

Data:
2000

Publicação - Livros / Artigos

Descritivo:
Estudo sobre o processo de popularização da música sacra entre a juventude protestante dos anos 1960, através da análise da obra de Sérgio pimenta.

Palavras-chave:
Década de 1960; Música religiosa; Sérgio Pimenta; Protestantismo; Biografia

Resumo:
Analisa a produção musical de um desses jovens compositores, que se destacou pela qualidade de seu trabalho, pela rápida aceitação de sua música e pelo mito que se criou em torno de sua pessoa. Sérgio Pimenta deixou mais de 200 canções, sendo que 78 delas foram gravadas e amplamente divulgadas através da Missão Vencedores por Cristo. Analisando os aspectos lingüísticos e melódicos, procura-se resgatar a potencialidade da canção, trabalhando a inter-relação desses elementos, fazendo uso do instrumental conceitual da semiótica da canção e da harmonia funcional. A análise das canções de Sérgio Pimenta joga o foco para o germe da popularização da música sacra no Brasil, questionando a inserção da indústria cultural no meio protestante.

Fontes:
Discografia de vencedores por Cristo:
• Vencedores por Cristo (1968-71, do 1 ao 5)
• Novos caminhos (1972)
• Deixa de brincadeira (1975)
• De vento em popa (1977)
• Tudo ou nada (1983)
• A música de Sérgio Pimenta (1988)
• Cânticos (1992)
• Cânticos 2 (1996)
• Canções de amor (1997)
• O melhor de Sérgio Pimenta (1998)
• Hinos (1998)
• VPC 30 anos (1998)

Depoimentos:
• Sônia Dimitrov Pimenta – entrevista gravada nos dias 16 e 22/10/1996
• Nelson Marialva bomilcar - entrevista gravada no dia 1/7/1997
• Gérson Jorge Ortega - entrevista gravada no dia 23/4/1998
• Guilherme Kerr Neto - entrevista gravada no dia 29/6/1998
• Ilza e Ilsi Pimenta - entrevista gravada no dia 12/7/1999
• Quico Fagundes – extraído do site Canto do Profeta de Maio de 1997.

Periódicos
• O estandarte (1893- ), consultado no Escritório Central da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, em São Paulo – SP.
• O expositor cristão (1886 - ), consultado no Arquivo Presbiteriano, em São Paulo – SP e na Biblioteca da Faculdade Teológica Metodista, em São Bernardo do Campo – SP.
• Jornal Batista (1901 - ), consultado na Biblioteca da Faculdade Teológica Batista de São Paulo – SP.
• Brasil Presbiteriano (1958 - ), consultado no Arquivo Presbiteriano, em São Paulo – SP.
• Nosso jornal (1980 - ), consultado na Missão Vencedores por Cristo, em São Paulo – SP.

Bibliografia específica:
BARTHES, R. O óbvio e o obtuso. Lisboa, Edições 70, 1984.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura. São Paulo, Brasiliense, 1985.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. SP, Perspectiva, 1974.
BURKE, Peter. A escrita da história. São Paulo, Edunesp, 1992.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 1994.
CONTIER, Arnaldo Daraya. Música e ideologia no Brasil. 1a ed. São Paulo, Novas Metas, 1978.
DREIFUSS, René A. 1964: a conquista do Estado. Petrópolis, Vozes, 1981.
DURKHEIM, E. As formas elementares da vida religiosa. SP, Paulinas, 1990.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo, Perspectiva, 1970.
GORENDER, Jacob. Combate nas trevas. São Paulo, Ática, 1990.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. RJ, Civilização Brasileira, 1988.
RIDENTI, M. O fantasma da revolução brasileira. São Paulo, EDUNESP, 1993.
TATIT, Luís. A canção: eficácia e encanto. 2a ed. São Paulo, Atual, 1987.
TATIT, Luís. O cancionista. Composição de canções no Brasil. São Paulo, Edusp, 1996.
WISNIK, José M. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo, Cia. das Letras/Círculo do Livro, 1989.