Cidade (dis)Sonante. Culturas sonoras em São Paulo (séculos XIX – XX). José Geraldo Vinci de Moraes (org). SP: Ed. Intermeios. 2022.

APRESENTAÇÃO

Falar sem ver ou outros (…) ouvir sem ver a gente. José Geraldo Vinci de Moraes

Áudio 1 – Rádio pá virada. Jararaca. Jararaca e Belizário Couto. Acompanhados por Petit, Zezinho. [S.l.]: Columbia, 1930.

C A P Í T U L O 1

Tragédia Musical em São Paulo no começo do século XX. Drama em três quadro. José Geraldo Vinci de Moraes

Áudio 1 – Chinfrim em uma casa de chopp. Columbia R 11701. 1910.

Áudio 2 – Em um café concerto. Odeon Record 108172. Com Eduardo das Neves, Isaura Lopes, Mário Pinheiro e Nozinho.1909.

Áudio 3 – Les cris de Paris. Compositeur: Clément Janequin. Interprètes : Ensemble Clément Janequin e Dominique Visse. In : L’ECRIT du cri. Chansons polyphoniques (Janequin & anon.). Cris romantiques & cris contemporains. [S.l.: s.n.], 2009. CD, 4.

Áudio 4 – La fricassée des cris de Paris. Compositeur : Jean Servin. Interprètes : Ensemble Clément Janequin e Dominique Visse. In : L’ECRIT du cri. Chansons polyphoniques (Janequin & anon.). Cris romantiques & cris contemporains. [S.l.: s.n.], 2009. CD, 8.

Áudio 5 – Um ensaio de uma banda.Nozinho. Odeon R108219-108280. Matriz xR840. 1909

Áudio 6 – Banda Ettore Fieramosca. Sonho perigoso. Segredo. Bela Chilena. Desfolhando Rosas. Los Toreros. Noventa e dois. Paulistinha. Quanto dóe uma saudade. Rédea solta. Odeon. 1909-1913.

Áudio 7 – Banda Giuseppe Verdi. Brasil unido. Trianeiras. ArtePhone. 1932.

Áudio 8 – Banda Veríssimo da Glória. América. Didinha, O conscrito. Os Viannas. Valadino. Odeon. 1913.

Áudio 9 – Banda da Força Pública de São Paulo.  A vassourinha. Amor Saudoso. Ao clarão da lua. Atraído por uma flor. Coalhada. Japonês. Manuelita. O maxixe. Rio Branco. Titita. Tudinha. Valsa Lenta. Viúva Alegre. Odeon. 1902-1913

Áudio 10 – Um, dois, três.Martinez Grau e Cesar Ladeira. Intérprete: Raquel de Freitas. Disco 4085. Gravação Arte-phone. 1932.

C A P Í T U L O 2 

O comércio fonográfico em São Paulo e os irmãos Figner. Juliana Pérez González

Áudio 1 – Disco Reclame. Favorite, nº 1-48.501. Rio de Janeiro c. 1911. Coleção particular Sandor Buys, Rio de Janeiro – RJ.

Áudio 2 – Rainha do fonógrafo (valsa), intérprete Orquestra Odeon, compositor C. Lombardo. Disco Odeon nº 121509, lançamento 1918.

C A P Í T U L O 3

Ouvirão a seguir …: experiências de escuta nas primeiras décadas da radiofonia paulistana. Giuliana Souza Lima

Áudio 1 – Rádio pá virada. Jararaca. Jararaca e Belizário Couto. Acompanhados por Petit, Zezinho. [S.l.]: Columbia, 1930.

Áudio 2 – No estúdio da rádio. Luiz Dias Silva. Humor. Arte-fone, 4.025, 1930-1932.

Áudio 3 – A plataforma do prefeito. Cornélio Pires. [S.l.]: Columbia, 20.027, 1930.

Áudio 4 – A muié e o rádio. Mandy & Sorocabinha. Moda de viola. Columbia nº 8.315, Lado A, 1937.

Áudio 5 – Nossa Cidade. Osvaldo Moles. São Paulo, Rádio Record, MIS-SP. Memória do Rádio. 1949.

C A P Í T U L O 4

Zoo-sonoridades urbanas. Os animais e seus sons na São Paulo ruidosa e musical (meados do século XIX às primeiras décadas do XX). Nelson Aprobato Filho

Áudio 1 – Aves canoras e outros cantores. Tangará. Birds on early (sunny) morning in the interior of Minas Gerais, Brazil. By saralana. Licensed under CC0 1.0

Áudio 2 – Balidos, latidos e outras zoo-sonoridades.Herd of goats. By Globofonia. Licensed under CC0 1.0

Áudio 3 – Sonoridade musical I. Debussy Arabesque Practice Clips » Debussy Arabesque no 1 clip 2. By errinerung. Licensed under CC0 1.0

Áudio 4 – Um som tecnológico. Steam Train Engine Pass (Stereo).wav. By ralph.whitehead. Licensed under CC0 1.0

Áudio 5 – Badaladas e piados. Cathedral bells Córdoba.mp3. By ColaespecialConrad. Licensed under CC0 1.0

Áudio 6 – Coaxando. Brazil. Toads singing with nice rythmic patterns during the night in Brazil. By felix.blume. Licensed under CC0 1.0

Áudio 7 – Cigarras. Cicada Sounds.wav. By Gnomun. Licensed under CC0 1.0

Áudio 8 – Carro de boi chiando. Coffe harvest. Carro de Boi + Golpes Cafe.aif. By plotzki. Licensed under CC0 1.0

Áudio 9 – Outro som tecnológico. Vintage Car & Boat Horns » G37-12-Assorted Car Horns.wav. By craigsmith. Licensed under CC0 1.0

Áudio 10 – Sonoridade musical II. Violin music. By Zoey.holt. Licensed under CC0 1.0

Áudio 11 – Grilos. Crickets. Crickets At Night – Clean sound. By Defelozedd94. Licensed under CC0 1.0

Áudio 12 – Cincerros. Sons oui. Cowbells_3.WAV. By nome_diva. Licensed under CC0 1.0

Áudio 13 – Araponga. Araponga.wav. By de D. Licensed under CC0 1.0

Áudio 14 – Bigorna repercutindo. Hammer and anvil. By Duasun. Licensed under CC0 1.0

C A P Í T U L O 5

A música de André da Silva Gomes (1752-1844): memória, esquecimento e restauração. Paulo Castagna

Áudio 1 – Missa a 8 vozes e instrumentos (1774). André da Silva Gomes. In: XIV FESTIVAL Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora; Orquestra Barroca; direção Luis Otávio Santos. Juiz de Fora: Centro Cultural Pró-Música, [2003], CD. faixas 14-25.

Áudio 2 – Noturnos de Natal (c. 1774). André da Silva Gomes. Brasilessentia Grupo Vocal e Orquestra; regência Vítor Gabriel. In: MÚSICA do Brasil Colonial: André da Silva Gomes (1752-1844). São Paulo: Paulus, 1995. CD. Faixas 11-18.

Áudio 3 – Missa a 5 vozes, cordas e trompas [final do séc. XVIII]. André da Silva Gomes. In: MÚSICA em São Paulo e Lisboa no século XVIII; Americantiga coro e orquestra de câmara & Concerto Barroco; direção de Ricardo Bernardes. CD. Faixas 1-11. (série Relações Musicais, v. 3)

Áudio 4 – Missa Concertada para a Noite de Natal [1823]. André da Silva Gomes. In: XIII FESTIVAL Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora; Orquestra Barroca; direção Luis Otávio Santos. Juiz de Fora: Centro Cultural Pró-Música, [2002], CD. Faixas 18-23.

C A P Í T U L O 6

Uma babel nos palcos: teatro musicado na cidade de São Paulo (1914-1934). Virginia de Almeida Bessa

Áudio 1- Pot-pourri: 1) Enzo Fusco, La leggenda del piave, Fonotipia A2054, 1924; 2) Fernando, Zizinha (J. F. Freitas), Odeon 122.942, 1926; 3) Orquestra Dave Caplan, Für dich, mein Schatz (fox-trot da opereta L’Orloff, de Bruno Granichstaedten), Polydor B41573, 1925; 4) Fernando, Chuá, Chuá (Pedro de Sá Pereira), Odeon 122.944; 5) Se le done vo baciar (da opereta Paganini, de Franz Lehar), Columbia, 193?; 6) Pedro Celestino, Morena do sertão (J. F. Freitas), Odeon 122.976, 1926; 7) Giuseppe Anselmi, Apri la tua finestra (da ópera Iris, de Mascagni), Odeon 4009, 1907; 8) Hansi Fürer, So lang’ noch ein Knöpferl im Tascherl, 1910.

Áudio 2 – Ô de casa.  Batista Junior, prosa sertaneja, canto e piano, Columbia 5030-B, 1929.

Áudio 3 – Vecchia zimarra senti. Trecho de da ópera La Bohème de Giacomo Puccini, em duas versões: 1) Batista Junior, Ô de casa (prosa sertaneja de Batista Junior), Columbia 5030-B, 1929; 2) Paul Plishka, em representação no Metropolitan Opera de Nova York, sob regência de James Levine, 1977.

Áudio 4 – Valsa de Frou-Frou. Trecho da da opereta Duquesa del Bal Tabarin, de Carlo Lombardo, em duas versões: 1) Batista Junior, Ô de casa (prosa sertaneja de Batista Junior), Columbia 5030-B, 1929; 2) Lucia Barbero, La duchessa delBal Tabarin, com Orquestra Cetra, dirigida por Cesare Gallino, Fonit Celtra PL 532, 1981.

Áudio 5 – Fox trot della scugnizza. Narciso Parigi, (trecho), da opereta La Scugnizza, de Giuseppe Petri, com orquestra dirigida por G. M. Guarino, Pathé 33 MTX 109, 1960.

Áudio 6 – Napolitana. Francisco Alves e Orquestra Copacabana. Trecho da canção de José Maria de Abreu e Francisco Matoso, Odeon 11607, 1938.

Áudio 7 – Mattinata. Trecho da ária da ópera Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo, em três versões: 1) Placido Domingos, com Orquestra Sinfônica de Londres, sob regência de Marcel Peeters; 2) Trio Surdina, Matinata (beguine), Musidisc 50023, 1955; 3) Cauby Peixoto, Sem teu amor (Matinata) (bolero), Columbia CB-11002, 1976.

C A P Í T U L O 7

Violão paulistano: repertório e práticas do início do século XX. Flávia Prando

Áudio 1 – Gavota. Praxedes Gil-Orozco Bastidas. Gravação caseira, Flavia Prando, 2021.

Áudio 2 – Bonjour Papa. Mazurca de Alberto Baltar, gravação caseira, Flavia Prando, 2021.

Áudio 3 – Recordação de Agustín Barrios. Prelúdio de Antonio Giacomino. Antonio Giacomino, Victor, 34076, 1936.

Áudio 4 – Bancando o Nazareth. Choro de Theotonio Correa.  Três Sustenidos, Brunswick, 10029, 1930.

Áudio 5 – Iole. Mazurca de José Avelino de Camargo, gravação caseira, Flavia Prando 2021.

Áudio 6 – Recordação Saudosa. Gravação caseira, Flavia Prando, 2021.

Áudio 7 – Rosinha, valsa de Atílio Bernardini. Edson Lopes, Works for Basic Level, Vol. 1, 2015.

Áudio 8 – O que faria Vera? José Alves da Silva. José Alves da Silva, Chantecler, CMG 2019, 1959.

Áudio 9 – Casamento na Roça. Cateretê de Laroza Sobrinho, Com Laroza Sobrinho acompanhamento de Armando Neves.  13194, Parlaphon, 1930.

Áudio 10 – Choro Triste nº2. Aníbal Augusto Sardinha. Aníbal Augusto Sardinha, CD, EMI, 2003 (remaster).

C A P Í T U L O 8

Barbosinha, entre malocas, engraxates e Demônios. André Augusto de Oliveira Santo

Áudio 1 – Tiririca. Autores: Adoniran Barbosa e Manezinho Araújo. Intérprete: Mané Baião e seus Cangaceiros. Continental. 100-3. 8901966.

Áudio 2 – Tiririca. Autor: Geraldo Filme. Intérprete: Geraldo Filme. Faixa número 1 do LP Plínio Marcos em Prosa e Samba: ‘‘nas quebradas do mundaréu’’. São Paulo: Gravadora Chantecler, CMGS – 9072. 1974.

Áudio 3 – Saudade da Maloca. Autor: Adoniran Barbosa. Intérprete: Adoniran Barbosa com acompanhamento de Nelson Miranda e seu Conjunto. Continental, 16468. 1951.

Áudio 4 – Saudosa Maloca. Autor: Adoniran Barbosa. Intérprete: Demônios da Garoa. Odeon, 13855. 1955.

Rolar para cima